Professores nômades e as comunidades ribeirinhas do Rio Purus, Lábrea, Amazonas, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.22734

Palavras-chave:

Educação no Amazonas. Professores. Ribeirinhos.

Resumo

Este artigo investiga o trabalho dos “professores nômades” nas comunidades ribeirinhas do rio Purus, no Amazonas, com foco nos desafios culturais e sociais enfrentados por esses educadores e no impacto dessas dificuldades no desenvolvimento do ano letivo. A pesquisa adota uma abordagem analítica e, em alguns trechos, segue uma linha propositiva. Os resultados indicam que, apesar do comprometimento dos "professores nômades", eles enfrentam obstáculos que exigem uma abordagem mais estruturada para garantir uma educação de qualidade, adaptada às realidades das comunidades ribeirinhas e capaz de assegurar a permanência dos jovens em seus territórios, fortalecendo sua identidade local.

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Biografia do Autor

Fábio Teixeira Lima, Instituto Federal do Amazonas, Manaus, Amazonas, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura Plena em História.  Especialização em História e Historiografia da Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestrado em História e Estudos Culturais pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2016), Doutorando em Ensino, pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Professor Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM. Atualmente responde pela Chefia de Educação, Pesquisa e Extensão, do IFAM/Campus Avançado de Manacapuru/AM. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil e História do Amazonas.

Neli Teresinha Galarce Machado, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Pesquisadora da Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Rian Eduardo Diedrich, Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil.

Estudante de História. Bolsista de IC e extensão.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

Lima, F. T., Machado, N. T. G., & Diedrich, R. E. (2025). Professores nômades e as comunidades ribeirinhas do Rio Purus, Lábrea, Amazonas, Brasil. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 18(37), e22734. https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.22734

Edição

Seção

Publicação Contínua