Educação sexual no ensino fundamental: ações de saúde como forma educadora e caminho para o diálogo
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v18i37.23293Palavras-chave:
Adolescentes, Atividades Educativas, Educação Sexual, Ensino FundamentalResumo
Saúde na escola é um conjunto de ações voltadas à promoção da saúde, prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar, integrando o ambiente escolar ao sistema de saúde. No Brasil, essa abordagem é formalizada pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que une os Ministérios da Saúde e da Educação para levar serviços e ações educativas às escolas públicas, incluindo vacinação, saúde bucal e ocular, alimentação saudável e saúde mental. A saúde sexual, entendida pela OMS como bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado à sexualidade, é uma parte essencial desse processo, abrangendo direitos, autonomia, educação sexual de qualidade, prevenção de infecções e respeito à diversidade. No Ensino Fundamental, a educação sexual visa oferecer informações seguras sobre o corpo, sexualidade, prevenção de ISTs e gravidez precoce, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As práticas escolares, como palestras e campanhas, ainda enfrentam desafios como tabus culturais, falta de formação docente e resistência familiar. Este estudo, por meio de revisão narrativa da literatura entre 2015 e 2025, analisa como as ações do PSE contribuem para a educação sexual no Ensino Fundamental, com foco na integração entre saúde, escola, estudantes e comunidade. As discussões indicam que, apesar dos avanços do PSE, a educação sexual nas escolas necessita de continuidade, capacitação profissional e participação comunitária para superar limitações e resistências. Conclui-se que a articulação entre saúde e educação, com políticas públicas consistentes, é fundamental para uma formação integral, respeitosa e emancipadora dos estudantes em relação à sexualidade.
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