EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TIC E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA MÍDIA-EDUCAÇÃO

Autores

  • Galdino Rodrigues de Sousa Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Eliane Medeiros Borges Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6502

Resumo

O texto é um recorte de uma dissertação de mestrado que investiga a educação e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nos documentos curriculares (PPC, Plano de Ensino, Matriz Curricular) do curso de Pedagogia a distância da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Para isso, os dados foram coletados e organizados a partir da mídia-educação e de suas respectivas dimensões. A metodologia envolveu: i) pesquisa no site institucional do curso; ii) análise de conteúdo dos documentos estruturantes e dos componentes curriculares que tematizavam as TIC; iii) contato com os responsáveis institucionais pelo curso com o intuito de coletar mais informações referentes aos documentos estruturantes e suas possíveis relações com as TIC. A pesquisa mostrou que o curso de formação de professores estudado faz referências e prevê a educação para as TIC em seus documentos curriculares, principalmente por meio da oferta obrigatória de componentes curriculares, sobretudo nas dimensões Instrumental-operativa e Objeto de Estudo da mídia-educação.

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Biografia do Autor

Galdino Rodrigues de Sousa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestre em Educação (UFJF)

Doutorando em Educação Física (UFES)

Professor substituto do curso de Educação Física da UFES

Eliane Medeiros Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutora em Educação (Unicamp)

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFJF

Coordenadora UAB, coordenadora-Geral do CEAD e coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF)

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Sousa, G. R. de, & Borges, E. M. (2018). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TIC E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA MÍDIA-EDUCAÇÃO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(24), 187–200. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6502

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua