A “DIDÁTICA MAGNA”, O “VERDADEIRO MÉTODO DE ESTUDAR” E A CONCEPÇÃO DE ENSINO DO LATIM

Authors

  • Ricardo Costa dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Josefa Eliana Souza

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.10051

Abstract

Esse artigo trata da concepção de ensino do latim em Comenius, na “Didática Magna” de 1649 e em Verney, no “Verdadeiro Método de Estudar” de 1746. A partir dessas duas obras, buscou-se entender o papel do latim na formação do aluno, da língua vernácula como um novo instrumento para aquisição de conhecimento, bem como os problemas metodológicos apontados e as soluções apresentadas. A aprendizagem das línguas ocupa um lugar importante nessas duas obras, o latim em especial, por ainda gozar do status de língua de saber, de uma língua “comum da gente instruída”. O idioma vernáculo também ganha relevância como veículo de ensino. Dessa maneira, ambos teceram críticas ao ensino do idioma, propondo correções metodológicas. Apesar da distância temporal, os autores trazem algumas ideias semelhantes no que tange a “importância da língua latina” para formação do indivíduo e da língua vernácula para o ensino e aprendizagem.  À vista disso, evidencia-se um novo paradigma nos séculos XVI e XVII, pois o latim foi deixando de ser pouco a pouco a língua instrumento de saber, perdendo espaço para as línguas vernáculas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Costa dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.

Josefa Eliana Souza

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal de Sergipe.

References

BLOCH, Marc. Apologia da História, ou, O ofício do historiador. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução: Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.

COMENIUS, I. J. A Didática Magna. Introdução, Notas e Tradução: Joaquim Ferreira Gomes. Lisboa, PT: Fundação Caloutre Gulbenkian, 2001. Disponível em: http://www2.unifap.br/edfisica/files/2014/12/A_didactica_magna_COMENIUS.pdf. Acesso em: 20 jul. 2017.

COMENIUS, John Amos. The Orbis Pictus. Syracuse. N. Y.: C. W. BARDEEN, PUBLISHER, 1887.

GERMAIN, Claude. Evolution de l'enseignement des langues: 5000 ans d'histoire. Paris, França: CLE International, 1993.

PIAGET, J. Coménio. Tradução: Martha Aparecida Santana Marcondes, Pedro Marcondes e Gino Ciriello Mazzetto. Brasilia: MEC, 2010 (Coleção Educadores). Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4681.pdf. Acesso em: 10 ago. 2017.

VERNEY, Luís Antônio. Verdadeiro Método de Estudar (cartas sobre Retórica e Poética). Introdução e notas: Maria Lucília Gonçalves Pires. Lisboa: Editorial Presença, 1991.

VERNEY, Luís António. Verdadeiro método de estudar. Valensa: Na Officina de Antonio Balle, 1746. Disponivel em http://purl.pt/118.

NUNES, C. Luís Antônio Verney (1713-1792): Um pensador atrevido. Revista do Departamento de História. 9 (1989), PUC, Rio de Janeiro, p. 47-56, 1989. Disponível em: https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572771773c44d8676a05a03b/1462202743787/4_Nunes%2C+Clarice.pdf. Acesso em: 22 ago. 2017.

OLIVEIRA, Kate Constantino Pinheiro de Andrade. A Institucionalização do Ensino de Francês no Brasil: o caso da Academia Real Militar do Rio de Janeiro (1810 - 1832). Aracaju, 2016.

Published

2019-06-13

How to Cite

dos Santos, R. C., & Souza, J. E. (2019). A “DIDÁTICA MAGNA”, O “VERDADEIRO MÉTODO DE ESTUDAR” E A CONCEPÇÃO DE ENSINO DO LATIM. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 225–238. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.10051

Issue

Section

Seção Temática: Teorias Educacionais e Pesquisa em Educação