A “DIDÁTICA MAGNA”, O “VERDADEIRO MÉTODO DE ESTUDAR” E A CONCEPÇÃO DE ENSINO DO LATIM

Autores/as

  • Ricardo Costa dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Josefa Eliana Souza

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.10051

Resumen

Esse artigo trata da concepção de ensino do latim em Comenius, na “Didática Magna” de 1649 e em Verney, no “Verdadeiro Método de Estudar” de 1746. A partir dessas duas obras, buscou-se entender o papel do latim na formação do aluno, da língua vernácula como um novo instrumento para aquisição de conhecimento, bem como os problemas metodológicos apontados e as soluções apresentadas. A aprendizagem das línguas ocupa um lugar importante nessas duas obras, o latim em especial, por ainda gozar do status de língua de saber, de uma língua “comum da gente instruída”. O idioma vernáculo também ganha relevância como veículo de ensino. Dessa maneira, ambos teceram críticas ao ensino do idioma, propondo correções metodológicas. Apesar da distância temporal, os autores trazem algumas ideias semelhantes no que tange a “importância da língua latina” para formação do indivíduo e da língua vernácula para o ensino e aprendizagem.  À vista disso, evidencia-se um novo paradigma nos séculos XVI e XVII, pois o latim foi deixando de ser pouco a pouco a língua instrumento de saber, perdendo espaço para as línguas vernáculas.

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Biografía del autor/a

Ricardo Costa dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe.

Josefa Eliana Souza

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

dos Santos, R. C., & Souza, J. E. (2019). A “DIDÁTICA MAGNA”, O “VERDADEIRO MÉTODO DE ESTUDAR” E A CONCEPÇÃO DE ENSINO DO LATIM. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 225–238. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.10051

Número

Sección

Seção Temática: Teorias Educacionais e Pesquisa em Educação