CONCEPÇÕES DE SAÚDE E DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS RESIDENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.10858Keywords:
Residência Multiprofissional em Saúde, Formação profissional, Saúde Pública.Abstract
O propósito deste trabalho foi compreender a influência da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul do Brasil na formação da concepção de saúde e de atuação dos profissionais de Educação Física na saúde pública, pelos residentes em formação. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, seguida de análise temática. Percebeu-se uma diferença nas concepções de saúde em período anterior ao da RMS e posterior ao ingresso a ela, assim como, nas interpretações do fazer profissional em saúde pública pelos residentes em formação.
Downloads
References
ARAÚJO, Julianna Sampaio; XAVIER, Monalisa Pontes. O conceito de saúde e os modelos de assistência: considerações e perspectivas em mudança. Revista Saúde em Foco, Teresina, v. 1, n. 1, art. 10, p. 137-149, jan. / jul. 2014.
BRASIL. Ministério da Saúde. Residência multiprofissional em saúde: experiências, avanços e desafios. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, 2006.
_____. Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, aceita a Resolução CNRMS Nº 2, de 13 de Abril DE 2012.
_____. Constituição Federal (Artigos 196 a 200). Seção II DA SAÚDE, 1988.
_____. Diretrizes Curriculares Nacionais. Conselho Nacional de Educação: Câmara de Educação Superior. Resolução N° 7, DE 31 DE MARÇO DE 2004.
_____. Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde. – 3. Ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2010.
_____. Ministério da Saúde. Saúde Brasil 2005: uma análise da situação de saúde no Brasil. Secretaria de vigilância em Saúde, Brasília, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.
CECCIM, Ricardo B.; BILIBIO, Luiz Fernando. Singularidades da Educação Física na saúde: desafios à educação de seus profissionais e ao matriciamento interprofissional. In: FRAGA, Alex B.; WACHS, Felipe (Org.). Educação Física e Saúde Coletiva: políticas de formação e perspectivas de intervenção. Porto Alegre: UFRGS, 2007. p. 47-62.
COSTA, Roberta de Souza; MIRANDA, Francisco Nunes. Sistema Único de Saúde e da Família na formação acadêmica do enfermeiro. In Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 62, n. 2., p. 300-304, mar-abril, 2009.
DESSBESELL, Giliane.; CABALLERO, Raphael M.S. Educação Física, currículo e formação para o campo da Saúde: alguns movimentos possíveis. In WACHS, Felipe; ALMEIDA, Ueberson; FREITAS, Fabiana F. (orgs.) Educação Física e Saúde Coletiva: cenários, experiências e artefatos Culturais. Porto Alegre: Rede UNIDA, 2016. p. 113-130.
FRAGA, Alex Branco; CARVALHO, Yara Maria de; GOMES, Ivan Marcelo. Políticas de formação em educação física e saúde coletiva. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 3, p. 367-386, nov. 2012.
GOIS, Edivaldo; LOVISOLO, Hugo Rodolfo. Descontinuidades e continuidades do movimento higienista no Brasil do século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 25, n. 1, p. 41-54, set. 2003.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime. Práticas corporais e o sistema único de saúde: desafios para a intervenção profissional. In Práticas Corporais no Campo da Saúde: uma política em formação [recurso eletrônico]. GOMES, Ivan M.; FRAGA, Alex B.; CARVALHO, Yara M. (orgs.). Porto Alegre: Rede UNIDA, 2015. p. 135-162.
MENDES, Valéria Monteiro; CARVALHO, Yara Maria de. Sem começo e sem fim... com as práticas corporais e a Clínica Ampliada. Interface (Botucatu), Botucatu, v.19, n. 54, p. 603-613, Setembro, 2015.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
NEVES, Ricardo L. de R.; ASSUMPÇÃO, Luís Otávio T. Formação e intervenção profissional em saúde pública: percepções de profissionais de Educação Física. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p. 201-212, jan./mar. de 2017.
PAGNI, Pedro. A prescrição dos exercícios físicos e do esporte no Brasil (1850-1920): cuidados com o corpo, educação física e formação moral. In FERREIRA NETO, Amarílio. (Org.). Pesquisa histórica na Educação Física. Vitória: UFES, 1997, p. 59-82.
PAIM, Jairnilson Silva. Reforma sanitária brasileira: contribuição para a compreensão e crítica. Salvador: Edufba; Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008.
PASQUIM, Heitor M. A Saúde Coletiva nos cursos de graduação em Educação Física. Saúde e Sociedade, São Paulo, n. 1, v. 19, p. 193-200, 2010.
PINHO, Márcia Cristina G. Trabalho em equipe de saúde: limites e possibilidades de atuação eficaz. Ciência e Cognição, 2006.
VASCONCELOS, Cipriano M.; PASCHE, Dário F. O Sistema Único de Saúde. In: CAMPOS, Gastão W.S. et al. (Org). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2007. p.531-562.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.