DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6429Abstract
Objetivamos neste estudo problematizar o uso do diário de bordo como auxiliar no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, podendo dar suporte a um processo investigativo, relacionando-o com a proposta de aprender a aprender e com a pesquisa na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descritivo. Foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Macapá/AP, com uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no período de março a junho de 2014. Os estudantes em grupos desenvolveram projetos de pesquisa e registraram as etapas em diários de bordo, os quais foram analisados descritivamente durante e ao final do estudo. As análises dos registros nos diários de bordo, os questionamentos durante as aulas de Ciências e as observações do professor mostram que houve o desenvolvimento da autonomia dos envolvidos na investigação, com a busca por respostas, construção de modelos e protótipos, discussões e questionamentos reconstrutivos, que são indícios da alfabetização científica.
Downloads
References
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9394/96. 5ª Ed. Brasília: Câmara dos Deputados: Coordenação Edições Câmara, 2010.
CHASSOT, Attico. Alfabetização científica. 5 ed. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 2011.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 6 ed. São Paulo: Autores Associados Ltda, 2003.
FALKEMBACH, Elza Maria F. Diário de campo : um instrumento de reflexão. Contexto e educação. Ijuí, RS Vol. 2, n. 7 (jul./set. 1987), p. 19-24
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: Uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo, Moraes, 1980.
GRONDIN, Jean. Hermenêutica. 2 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
MORAES, Roque; LIMA, Valderez. Pesquisa em sala de aula: Tendências para a educação em novos tempos. 2 Ed. Porto Alegre: Edipucrs. 2004.
MOREIRA, Marco; BUCHWEITZ, Bernardo. Mapas conceituais. São Paulo: Editora Moraes, 1987.
MORAN, José. Autonomia e colaboração em um mundo digital. Revista Educatrix, n. 7, p. 52-37, 2014.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens, v. 2, 2015.
OLIVEIRA, Diana Nunes de et al. O ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA PARA EXPANSÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO AMAZONAS. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 9, n. 18, 2016.
PORLÁN, Rafael; MARTÍN, José. El diário del professor. Sevilla: Díada Editora, 1997.
POZO, Juan; CRESPO, Miguel. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico ao 5 ed. – Porto Alegre: Artmed, p. 17 e 18, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.