DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Aldeni Melo de Oliveira Professor da rede estadual de ensino do Estado do Amapá.
  • Alessandra Mocellin Gerevini Centro Universitário UNIVATES
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6429

Resumo

Objetivamos neste estudo problematizar o uso do diário de bordo como auxiliar no desenvolvimento da alfabetização científica dos estudantes, podendo dar suporte a um processo investigativo, relacionando-o com a proposta de aprender a aprender e com a pesquisa na educação básica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, descritivo. Foi desenvolvida em uma escola estadual do município de Macapá/AP, com uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, no período de março a junho de 2014. Os estudantes em grupos desenvolveram projetos de pesquisa e registraram as etapas em diários de bordo, os quais foram analisados descritivamente durante e ao final do estudo. As análises dos registros nos diários de bordo, os questionamentos durante as aulas de Ciências e as observações do professor mostram que houve o desenvolvimento da autonomia dos envolvidos na investigação, com a busca por respostas, construção de modelos e protótipos, discussões e questionamentos reconstrutivos, que são indícios da alfabetização científica.

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Biografia do Autor

Aldeni Melo de Oliveira, Professor da rede estadual de ensino do Estado do Amapá.

Biólogo, Mestre em Ensino de Ciências Exatas.

Alessandra Mocellin Gerevini, Centro Universitário UNIVATES

Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS.

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Centro Universitário UNIVATES

Bióloga, Doutora, Professora nos Programaa de Pós Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas.

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Publicado

2017-05-08

Como Citar

Oliveira, A. M. de, Gerevini, A. M., & Strohschoen, A. A. G. (2017). DIÁRIO DE BORDO: UMA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(22), 119–132. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i22.6429

Edição

Seção

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