CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.8864

Abstract

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE, cujo objetivo foi compreender as principais contribuições do PIBID à formação inicial docente. De abordagem qualitativa e do tipo autobiográfica, os dados foram gerados a partir de registros feitos pela primeira pesquisadora durante sua permanência no Programa. As categorias foram definidas pela frequência com que apareceram nos dados, sendo elas: alfabetização; letramento; docência; organização do trabalho pedagógico e pesquisa. Os dados apontam para uma formação fundamentada e esclarecida como professora alfabetizadora, o que pode acarretar em um posicionamento crítico diante das modas pedagógicas que cercam o ambiente escolar. A pesquisa aponta para a necessidade da permanência do PIBID como política pública na educação.

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Author Biographies

Isabela Cristina Daeuble Girardi, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Bolsista FAPESC/SC - Brasil. Graduada em Pedagogia pela FURB. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE/FURB. Integrante da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes.

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Educação pela UNICAMP. Pós-doutoranda em Educação na UFSC. Professora pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Líder do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores e Práticas Educativas - GPFORPE/FURB. Integrante da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisadores sobre Formação e Práticas Docentes.

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Published

2019-08-08

How to Cite

Daeuble Girardi, I. C., & Buzzi Rausch, R. (2019). CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM OLHAR AUTOBIOGRÁFICO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(30), 27–46. https://doi.org/10.20952/revtee.v12i30.8864

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Section

Artigos de Demanda Contínua