Formación y práctica docente reveladas en la memoria de profesores laicos de Sertão Paraibano

Autores/as

  • Rozilene Lopes de Souza Alves Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.
  • Joaquim Tavares da Conceição Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19945

Palabras clave:

Historia de la Educación, Enseñando, Memorias de la profesión docente

Resumen

Este artículo presenta una comprensión historiográfica sobre la formación y la práctica docente de los docentes no profesionales. La discusión se inscribe en el campo de la historia de la educación y desarrolla investigaciones sobre la formación y práctica de docentes laicos que actuaron en los primeros cuatro grados de la educación primaria o primer grado, en escuelas de Sertão Paraibano, entre los años 70 y 80 del siglo XX. . Destaca, a partir de las narrativas de los docentes colaboradores narradores, el motivo de elección de la profesión docente, las formas de ingreso a la profesión y los caminos de formación para el ejercicio de la enseñanza primaria. La metodología se basó en los supuestos de la historia oral temática. La fuente principal fueron entrevistas grabadas con cuatro profesores. Para los profesores laicos de primaria que trabajaban en Sertão Paraibano, la profesión docente era entendida como una “vocación”, sin embargo, en la práctica representaba una condición de emancipación financiera. En general, iniciaron su práctica docente sin una formación específica para la docencia, durante el transcurso de su profesión tuvieron acceso a la formación para la docencia, tras la implementación del Proyecto Logos II, implementado para capacitar a los docentes para la docencia en los grados iniciales de Educación. 1er Grado.

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Biografía del autor/a

Rozilene Lopes de Souza Alves, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba.

Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Pós-Doutorado em Educação, realizado no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa de Pós-Doutorado Sênior do CNPq (2022). Doutor em História - UFBA (2012), Mestre em Educação - UFS (2007), Graduado em História - UFS (1993), Bacharel em Direito UNIT (1996), Especialização em Direito Processual (UFSC). Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe com atuação no Colégio de Aplicação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFS) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ 2. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado Profissional em História, PROFHISTÓRIA/UFS (8/2023 - 7/2025). Participou como avaliador do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático: PNLD 2017- História. Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2018 - Ensino Médio; PNLD 2019 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020: Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLD 2024: Anos Finais do Ensino Fundamental. Fundou e coordena o Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (UFS). Membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Sergipe (2018-2022). Editor da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (2018-2020). Membro de comissões de pesquisa da UFS: Comissão de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (COMPQ/UFS ), Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC/UFS) e Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (COMPIBITI/UFS). Integra desde o ano de 2014 as comissões de seleção de ingresso de estudantes no Mestrado e Doutorado do PPGED/UFS e também da Comissão de bolsas do referido Programa. Membro do corpo editorial da Revista Tempos e Espaços em Educação e da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e da Sociedade Brasileira de História da Educação. Desenvolve pesquisas e orientações (IC, Mestrado e Doutorado) nas áreas da História da Educação e Ensino de História. Temáticas/eixos de pesquisas na área da História da Educação: Memória e patrimônio histórico educacional; Centros de memória em espaços educativos; História das instituições e/ou práticas educativas, Intelectuais e projetos educacionais, História da educação profissional. Também orienta e desenvolve atividades no Ensino de História. Idealizador e coordenador das edições do Encontro Sergipano de História da Educação. Coordena projeto contemplado com auxílio financeiro por meio da Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa A. Membro da equipe de pesquisadores da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS).

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

Alves, R. L. de S., & Conceição, J. T. da. (2023). Formación y práctica docente reveladas en la memoria de profesores laicos de Sertão Paraibano. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e19945. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19945