O ESPORTE POR MEIO DOS DIZERES DE CRIANÇAS PARTICIPANTES DE PROJETOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i24.6686Resumen
O esporte, bem aceito pela sociedade, é criticado por autores da Sociologia, como Bourdieu e Brohm, e estudado por autores da Educação Física, como Bracht, Proni e Marchi Jr. As principais críticas recaem sobre o poder, o domínio e a mercantilização. Neste contexto, este estudo tem como pergunta principal: o que crianças participantes de uma associação sem fins lucrativos voltadas ao ensino da natação têm a dizer sobre o esporte? O trabalho é orientado pelo objetivo de compreender o esporte por meio dos dizeres das crianças. Para tanto, foi realizado um grupo focal, que contou com a participação de dezoito crianças, de idade entre oito a doze anos, que são participantes de uma associação sem fins lucrativos voltada ao ensino da natação. Como resultado desta pesquisa, entendeu-se que os discursos dos participantes são próximos ao que é apresentado sobre o esporte por meio televisivo, que relaciona o esporte com o bem fazer, enriquecimento, hierarquização e subordinação. Fica sinalizado, assim, que o esporte da maneira que lhes é apresentado nada mais é do que um repetidor de ações da sociedade atual.Descargas
Citas
BAUBOR, R. Grupos Focais. Porto Alegre: Artimed, 2009.
BETTI, M. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.
BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo... Capitalista. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 7, n. 2, p. 62-68, 1986.
HIRAMA, L. K.; MONTAGNER, P. C. Algo para além de tirar as crianças da rua: a Pedagogia do Esporte em projetos socioeducativos. São Paulo: Phorte, 2013.
MARCHI JR, W. Bourdieu e a teoria do campo esportivo. In: PRONI, M.; LUCENA, R. (Orgs.). Esporte: História e Sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 77- 112.
PRONI, M. W. Brohm e a organização capitalista do esporte. In: PRONI, M.; LUCENA, R. (Orgs.). Esporte: História e Sociedade. Campinas: Autores Associados, 2002. p. 31-61.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.