ORÇAMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS-CENTRO

Autores/as

  • Jonis Manhães Sales Felippe
  • Renata Maldonado da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6755

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa documental acerca do orçamento do Ministério da Educação destinado à área de assistência estudantil das instituições federais de ensino e, mais especificamente, do Instituto Federal Fluminense - IFF. Dessa maneira, são analisados o volume, a abrangência e a utilização dos recursos a partir da categoria fundo público com o objetivo de se ressaltar a composição do orçamento estatal, bem como a distribuição que se faz dos valores arrecadados pela máquina pública entre as classes. Os dados demonstram que o orçamento público é um campo em disputa tanto no âmbito federal quanto dentro das instituições, fator que condiciona a qualidade, a direção e mesmo a efetividade dos serviços por ele financiados.

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Biografía del autor/a

Jonis Manhães Sales Felippe

Doutorando em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), mestre em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Assistente Social do Instituto Federal Fluminense (IFF).

Bolsista de doutorado da UENF/FAPERJ.

Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Professora associada da área de Política e Gestão Educacional da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2018-03-29

Cómo citar

Felippe, J. M. S., & Silva, R. M. da. (2018). ORÇAMENTO DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: ANÁLISE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE CAMPUS CAMPOS-CENTRO. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(25), 97–110. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i25.6755

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua