Permanência na educação em tempos de Pandemia: reflexões a partir da licenciatura em Letras do IFF

Autores

  • Jonis Manhães Sales Felippe Instituto Federal Fluminense (IFF). Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14002

Palavras-chave:

Permanência na educação; ensino superior; licenciatura.

Resumo

O presente trabalho analisou os resultados de uma pesquisa quantitativa realizada com estudantes de um curso de licenciatura, em uma instituição pública federal, acerca das suas condições de permanência na educação superior durante a crise sanitária e social vivida no Brasil no ano de 2020. Os dados produzidos foram organizados em gráficos e tabelas e discutidos à luz das legislações e regulamentações recentes no país, do debate teórico sobre desigualdades sociais e educacionais e do perfil nacional dos estudantes da mesma área de  formação produzido pelo INEP, além de dados sobre o perfil do próprio curso antes da pandemia. As conclusões apontam para um processo de degradação das condições de reprodução material dos estudantes e de suas famílias, o que fragiliza a própria ideia de permanência e aponta para o risco de aprofundamento das desigualdades educacionais em uma situação de aulas regulares por meios digitais, conforme possibilidade aberta pelo MEC.

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Biografia do Autor

Jonis Manhães Sales Felippe, Instituto Federal Fluminense (IFF). Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil.

Doutor em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF); Professor da área de Educação no Instituto Federal Fluminense – campus Campos Centro. Pesquisador dos Núcleo de Estudos Avançados em Educação (NESAE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais e Formação Docente (Pólis).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1175-7637

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Felippe, J. M. S. (2020). Permanência na educação em tempos de Pandemia: reflexões a partir da licenciatura em Letras do IFF. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14002

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