A influência do perfil socioeconômico de professores das redes pública e rede privada na escolha pela posição profissional

Autores

  • Felipe Lopes Terrão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17941

Palavras-chave:

Trajetória profissional, Docência na educação básica, Remuneração docente

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar a relação entre o perfil socioeconômico de professores da educação básica e a escolha pela rede privada ou rede pública como posição profissional. Os conceitos de Pierre Bourdieu, sobretudo os conceitos de capital cultural, campo e habitus, direcionam nossa análise. Como hipótese, considerou-se que os professores da iniciativa privada, quando comparado aos professores da rede pública, incorporaram uma matriz cultural com disposições dominantes que possibilitam estabelecer certas estratégias de distinção profissional e, ainda, regular as posições no campo profissional. Os procedimentos metodológicos envolvem o uso de questionário e entrevista. Os resultados permitem concluir que os docentes da rede privada possuem um perfil socioeconômico que difere dos professores da rede pública. O estudo também apontou que o salário é o principal regulador das posições no campo profissional, visto que os professores investigados construíram sua trajetória profissional em razão do retorno econômico ou, no caso da rede pública, pela estabilidade do emprego.

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Biografia do Autor

Felipe Lopes Terrão , Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Doutor em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade. Mestre em Educação pelo programa Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Especialista em Atividade Física, Exercício Físico e os Aspectos Psicobiológicos pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Licenciatura Plena em Educação Física e Pedagogia. Docente na rede municipal de Guarulhos-SP.

Referências

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Terrão , F. L. (2022). A influência do perfil socioeconômico de professores das redes pública e rede privada na escolha pela posição profissional. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17941. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17941