Avaliação da educação superior no sistema estadual paulista: Articulações entre o CEE/SP e Unesp/São José do Rio Preto

Autores

  • Maria Eliza Nogueira Oliveira Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG, Brasil
  • Regilson Maciel Borges Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.
  • Joelma dos Santos Bernardes Secretaria Municipal de Educação (SME), Uberlândia, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18811

Palavras-chave:

Avaliação e Regulação, Educação Superior, Conselho Estadual de Educação, UNESP

Resumo

O artigo analisa os processos de avaliação realizados pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus São José do Rio Preto, e sua relação com as diretrizes formuladas no âmbito do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP). Trata-se de uma pesquisa documental com base em deliberações e pareceres emitidos pelo CEE/SP, assim como nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos Relatórios de Avaliação Institucional quinquenais produzidos pela UNESP/São José do Rio Preto. A análise considerou os ciclos da Avaliação Institucional da UNESP, iniciado no ano de 2000, sendo o último relatório divulgado em 2019. A coleta para a avaliação e a regulação reúne dados da avaliação da graduação, considerando o Enade; da avaliação da Pós-Graduação coordenada pela Capes; da avaliação institucional da pesquisa, a partir de todos os processos avaliativos e regulatórios desenvolvidos pela instituição; da avaliação institucional da extensão, conforme parâmetro da Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU); e da gestão, cujos dados revelam que o processo se ancora na perspectiva do gerenciamento, visando a melhor alocação do orçamento, e dos recursos financeiro e humano na IES. Os resultados demostram que a UNESP segue as diretrizes presentes nas deliberações do CEE/SP, no que se refere aos processos de avaliação e regulação para as IES. A UNESP é dotada de um robusto sistema integrado e interligado com os diversos setores acadêmicos, cuja finalidade é coletar dados institucionais dos diferentes processos de avaliação que retroalimentam o sistema geral de regulação da Instituição.

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Biografia do Autor

Maria Eliza Nogueira Oliveira, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), Alfenas, MG, Brasil

Professora Adjunta do Instituto de Ciências Humanas e Letras. Doutorado em Educação (UNESP).

Regilson Maciel Borges, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Professor Adjunto do Departamento de Gestão Educacional, Teorias e Práticas do Ensino. Doutorado em Educação (UFSCAR).

Joelma dos Santos Bernardes, Secretaria Municipal de Educação (SME), Uberlândia, MG, Brasil

Professora do Ensino Superior e da Educação Básica. Doutorado em Educação (UFSCAR).

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

Oliveira, M. E. N. ., Borges, R. M. ., & Bernardes, J. dos S. . (2023). Avaliação da educação superior no sistema estadual paulista: Articulações entre o CEE/SP e Unesp/São José do Rio Preto. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18811. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18811