VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Aldenise Cordeiro Santos Secretaria de Educação do Estado de Sergipe SEED
  • Dinamara Garcia Feldens universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9666

Resumen

Esta pesquisa se propõe a analisar a produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea. Com o objetivo de compreender as instâncias e caminhos por meio do qual se construiu na instituição escolar formações discursivas e saberes acerca da mulher. Utilizando-se da genealogia como abordagem metodológica, sem com isso buscar uma identidade de mulher, mas sim percorrer os diferentes enunciados, imagens, subjetividades, ações, objetos, espaços, camadas, discursos e saberes produzidos a seu respeito. Por meio de entrevistas com professoras do povoado Triunfo, da cidade de Simão Dias, do interior de Sergipe, iremos traçando narrativas de si dessas docentes junto às intercessões teóricas. São três professoras que atuam na educação básica, que em suas narrativas sinalizam elementos que compõe a docência, como o longo e infinito caminho da formação.  Portanto, esta é uma construção genealógica das diversas camadas que compõe o conceito mulher, que também tem sua composição nos espaços escolares.

 

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Biografía del autor/a

Aldenise Cordeiro Santos, Secretaria de Educação do Estado de Sergipe SEED

Doutora em Educação pela Universidade Tiradentes. Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Sergipe. É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura e Subjetividades (GPECS/CNPq/UFS)

Dinamara Garcia Feldens, universidade Federal de Sergipe

Pesquisadora e Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Atua principalmente nos temas: epistemologia do conhecimento, fundamentos da educação, gênero,ética,cultura, formação de professores, filosofias pós-modernas, contemporaneidade. Coordenadora do Grupo GPECS/UFS/CNPQ - grupo de pesquisa em educação, cultura e subjetividades

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Publicado

2019-06-13

Cómo citar

Santos, A. C., & Feldens, D. G. (2019). VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 11(01), 379–392. https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9666

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua