VOZES DO TRIUNFO: NARRATIVAS DE SI DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v11i01.9666Resumo
Esta pesquisa se propõe a analisar a produção discursiva acerca da mulher na escola contemporânea. Com o objetivo de compreender as instâncias e caminhos por meio do qual se construiu na instituição escolar formações discursivas e saberes acerca da mulher. Utilizando-se da genealogia como abordagem metodológica, sem com isso buscar uma identidade de mulher, mas sim percorrer os diferentes enunciados, imagens, subjetividades, ações, objetos, espaços, camadas, discursos e saberes produzidos a seu respeito. Por meio de entrevistas com professoras do povoado Triunfo, da cidade de Simão Dias, do interior de Sergipe, iremos traçando narrativas de si dessas docentes junto às intercessões teóricas. São três professoras que atuam na educação básica, que em suas narrativas sinalizam elementos que compõe a docência, como o longo e infinito caminho da formação. Portanto, esta é uma construção genealógica das diversas camadas que compõe o conceito mulher, que também tem sua composição nos espaços escolares.
Downloads
Referências
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
DELEUZE, Gilles. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia.Vol. 1. – São Paulo: Ed. 34, 1995.
______. O que é Filosofia? Trad. de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. – Rio de Janeiro: Ed., 34, 1992.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. – Rio de Janeiro: Forense – Universitária, 1987.
______. Michel Foucault: Ética, sexualidade, política. Manoel Barros da Motta (org.). - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
______. Microfísica do poder. Roberto Machado (org). Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GALLO, Silvio. Eu o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. Disponível em: . Acesso em: 20.01.2012. 16 p.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. – 10 ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petropólis, RJ: Vozes, 2011.
PENNAC, Daniel. Diário de Escola. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
RAGO, Luzia Margareth. A aventura de contar-se feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade. – Campinas, SP Editora Unicamp, 2013.
RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual.- Belo Horizonte : Autêntica, 2002.
ROCHA-COUTINHO, Maria Lúcia. Tecendo por trás dos panos: a mulher brasileira nas relações familiares. – Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.