Ensino remoto emergencial na educação básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.14426Palavras-chave:
Educação Básica, Ensino Remoto Emergencial, COVID-19, Competência Digital DocenteResumo
O impacto causado pela pandemia da COVID-19 levou ao encerramento de escolas por todo o mundo. Ministérios, governos estaduais, organismos públicos e privados viram-se repentinamente obrigados a converter todo o processo educativo para que milhões de estudantes continuassem os seus processos formativos a partir de suas casas. Do presencial transitou-se para o online, na forma de um ensino remoto de emergência, desafiando professores a repensarem metodologias e práticas pedagógicas, procurando desenvolver situações de aprendizagem em ambientes digitais. Este artigo, baseado numa análise exploratória, procura compreender como foi realizada essa transição do regime presencial para o regime digital na educação básica portuguesa e brasileira, nomeadamente no que diz respeito à preparação dos professores e das suas escolas. As respostas obtidas através da aplicação de um inquérito por questionário a 300 professores permitem um olhar sobre semelhanças e diferenças na abordagem à promoção de uma educação de qualidade em tempos de pandemia.
Downloads
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista EmRede, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.
BARROS, Daniela, & HENRIQUES, Susana. Literacia virtual e ambientes e-learning. In DIAS, Paulo; OSÓRIO, José (Orgs.) Challenges 2011: Atas da Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação. 1. ed. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho, 2011. p. 1217-1226.
BASSEY, Asuquo Bassey, & OWAN, Valentine Joseph. Ethical issues in educational research, management and practice. In OLOLUBE, P. N., & NWIVI, G. U. (Eds.). Encyclopedia of instructional leadership, policy, and management. 1. ed. Port Hartcourt: Pearl Publishers International, 2019. p. 1287-1301.
BEARDSLEY, Marc, SANTOS, Patrícia, HERNÁNDEZ-LEO, Davínia, & MICHOS, Konstantinos. Ethics in educational technology research: Informing participants on data sharing risks. British Journal of Educational Technology, v. 50, n. 3, p. 1019-1034, 2019.
BOOTH, Tony, & AINSCOW, Mel. Index for INCLUSION: Developing Learning and Participation in Schools. Bristol: Centre for Studies on Inclusive Education, 2002.
CORRÊA, Ivete, NUNES, Suzana, & DIAS-TRINDADE, Sara. Uma análise do nível de proficiência digital de professores do ensino médio de escolas públicas estaduais de Palmas – TO. Revista Observatório. v. 6, n. 1, p. 1-24, janeiro-março, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a10pt.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DIAS-TRINDADE, Sara, & FERREIRA, António Gomes. Digital teaching skills: DigCompEdu CheckIn as an evolution process from literacy to digital fluency. ICONO14, v. 18, n. 2, p. 162-187, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.7195/ri14.v18i1.1519.
DIAS-TRINDADE, Sara, & MOREIRA, José António. Assessment of high school teachers on their digital competences. MAGIS, Revista Internacional de Investigación en Educación, v. 13, p. 1-21, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.11144/Javeriana.m13.ahst.
DIAS-TRINDADE, Sara, MOREIRA, José António, & NUNES, Catarina. Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre, v. 12, n. 2, p. 152-171, mai.-ago, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.12.2.152-171.
DUFOUR, Richard, DUFOUR, Rebecca, EAKER, Robert, & MANY, Thomas. Learning by Doing. A Handbook for Professional Learning Communities at Work. Bloomington: Solution Tree Press, 2016.
FIGUEIREDO, António Dias. O caminho nunca dantes percorrido. [weblog post] 27 de março 2020. Disponível em: http://adfig.com/pt/?p=476>. Acesso em: 8 set.2020.
FLORIDI, Luciano (Ed.). The Onlife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. 1. ed. s. l.: Springer Open, 2015.
HELSPER, Ellen Johanna, & ENYON, Rebecca. Digital Natives: where is the evidence?. British Educational Research Journal, v. 3, p. 503-520, june, 2010.
HODGES, Charles, MOORE, Stephanie, LOCKEE, Barb, TORREY, Trust, & BOND, Aaron. (2020). The difference between emergency remote teaching and online learning. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em: 12 abril. 2020.
KNOX, Jeremy. Artificial Intelligence and Education in China. Learning, Media and Technology, v. 45, n. 3, p. 298-311, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/17439884.2020.1754236.
LINDER, Christian, & FARAHBAKHSH, Siavash. Unfolding the Black Box of Questionable Research Practices: Where Is the Line Between Acceptable and Unacceptable Practices? Business Ethics Quarterly, v. 30, n. 3, p. 335-360, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1017/beq.2019.52.
MAINARDES, Jefferson, & CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Autodeclaração de princípios e de procedimentos éticos na pesquisa em Educação. In ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Ética e Pesquisa em Educação. Subsídios. v. 1, p. 129-132, Brasil: ANPEd, 2019.
MASSANO, Lúcia, & HENRIQUES, Susana. Liderança Digital: a aprendizagem e os processos de informação e comunicação na sala de aula, In GRAVE, Lídia, OLIVEIRA, Isolina, & BASTOS, Glória (Coords.). Lideranças e Inovação em Contextos Educativos. 1. ed. Lisboa: Universidade Aberta, 2018. p. 218-234.
MEANS, Barbara, BAKIA, Marianne, & MURPHY, Robert. Learning Online: What Research Tells Us about Whether, When and How. 1. ed. New York: Routledge, 2014.
MOREIRA, José António, HENRIQUES, Susana, & BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, v. 34, p. 351-364, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.5585/Dialogia.N34.17123.
PARASKEVA, J. M. “Brutti, Sporchi & Cattivi”: Towards a Non-Abyssal Curriculum. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 9, n. 18, p. 75-90, 10 abr. 2016.
PORTUGAL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2020). Roteiro: 8 Princípios orientadores para a implementação do ensino a distância (E@D) nas escolas. 2020. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/roteiro_ead_vfinal.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
REIMERS, Fernando, & SCHLEICHER, Andreas. A framework to guide an education response to the COVID-19 Pandemic of 2020. 1. ed. s.l.: OECD, 2020.
SANGRÀ, Albert. Acesso à Internet: um direito universal. 30 de maio de 2020. [weblog post] Disponível em: https://eagoraead.wixsite.com/ensinaradistancia/post/acesso-%C3%A0-internet-um-direito-universal. Acesso em: 8 set.2020.
SANTO, Eniel Espírito, & DIAS-TRINDADE, Sara. Educação a Distância e Educação Remota Emergencial: aproximações e distanciamentos. In MACHADO, Dinamara (Org.). Educação em tempos de COVID-19: reflexões e narrativas de pais e professores. 1. ed. Curitiba: Editora Dialética e Realidade, 2020. p. 141-151.
SANZ, Ismael, GONZÁLEZ, Jorge Sáinz, & CAPILLA, Ana. Efeitos da crise do COVID-19 na educação. 1. ed. Madrid: Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura (OEI), 2020.
SPCE – Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Carta Ética. Instrumento de regulação ético-deontológica. Porto: SPCE.
STOLL, Louise. Creating capacity for learning: Are we there yet? Journal of Educational Change, v. 21, p. 421–430, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s10833-020-09394-z.
TOMAZINHO, Paulo. Ensino Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. 1. ed. Porto Alegre: SINEPE/RS, Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul, 2020. Disponível em: https://bit.ly/2YkZrqx. Acesso em: 10 set. 2020.
WILLIAMSON, Ben, EYNON, Rebecca, & POTTER, John. Pandemic politics, pedagogies and practices: digital technologies and distance education during the coronavirus emergency, Learning, Media and Technology, v. 45, n. 2, p. 107-114, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/17439884.2020.1761641.
WEF. WORLD ECONOMIC FORUM. New Vision for Education: Unlocking the Potential of Technology. 1. ed. Cologny/Geneva: World Economic Forum, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.