O movimento das ocupações estudantis no Pará em 2016
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14509Palavras-chave:
Movimento Estudantil, Juventude, Ensino médioResumo
É feita uma interpretação histórica das ocupações de instituições de Ensino Médio no Pará, em 2016, procurando compreender suas características e suas práticas políticas e formativas, com base na categoria de experiência de Thompson e na de sujeito histórico de Rancière. Foram realizadas cinco entrevistas em 2019, ouvindo jovens que participaram do movimento das ocupações em quatro municípios. Como resultados, o Pará se incorporou ao movimento nacional de ocupações estudantis de forma muito atuante, tanto aderindo à pauta nacional quanto propondo suas próprias demandas. Também, estudante s vivenciaram práticas formativas que ressignificaram a cultura escolar, a cultura juvenil e a cultura política, combinando tanto a tendência autonomista quanto a orientação política das entidades estudantis, produzindo significativos impactos nas trajetórias escolares e políticas dos sujeitos entrevistados.Downloads
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