A lógica perversa das avaliações externas: sua implicação na medicalização da educação

Autores

  • Amanda Trindade Garcia Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, Brazil.
  • Jaqueline Belga Marques Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, Brazil.
  • Claudia Regina Mosca Giroto Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16794

Palavras-chave:

Avaliações Externas, Doenças do não aprender, Linguagem escrita, Medicalização da Educação

Resumo

Uma lógica perversa permeia a educação dos primeiros anos do ensino fundamental, que materializa a criança e a torna um produto no processo educacional. O cenário da educação no Brasil desvela o aprendizado da escrita como um desafio, e avaliações externas obtém a tarefa de revelar essa problemática, instaurando uma lógica mercantilista na educação, o que contribui para a medicalização da educação. A opção metodológica da presente pesquisa foi subsidiada pelos pressupostos bakhtinianos e pelos pensamentos da teoria histórico-cultural, o que conduziu para a análise dos processos educacionais com a evidência da necessidade de se voltar ao interior da escola, revendo também a formação e prática docente precarizadas.

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Biografia do Autor

Amanda Trindade Garcia, Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, Brazil.

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7092-7395

Jaqueline Belga Marques, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, São Paulo, Brazil.

Mestre pelo Programa de Pós- graduação em Educação Escolar.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1735-5276

Claudia Regina Mosca Giroto, Universidade Estadual Paulista, Marília, São Paulo, Brazil.

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEE). Doutora em Educação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6267-8085

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Publicado

2021-12-23

Como Citar

Garcia, A. T., Marques, J. B. ., & Giroto, C. R. M. . (2021). A lógica perversa das avaliações externas: sua implicação na medicalização da educação. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16794. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16794

Edição

Seção

Publicação Contínua