Cada toada representa uma saudade: uma breve história sobre o uso da música caipira no estudo das ciências humanas e sociais no novo ensino médio

Autores

  • Jesus Alexandre Tavares Monteiro Centro Universitário Vale do Rio Verde, Três Corações, Minas Gerais, Brasil.
  • Danilo Ferreira Soares Centro Universitário Vale do Rio Verde, Três Corações, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17862

Palavras-chave:

Musicalidade, Educação, Historicidade, Interiorana

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar uma breve história da música sertaneja, por meio de pesquisa bibliográfica qualitativa e exposições de trechos musicais para ofertar a professores e demais interessados um caminho de intervenção educacional. A música associada à educação promove dinamicidade no processo de aprendizagem e ensino. Em específico, a música caipira contextualiza as relações sociais dos estudantes nas regiões rurais e também de grandes centros urbanos. Desde o período colonial brasileiro, em meados do século XVI até os dias atuais, esse estilo musical se adapta e caracteriza os tempos históricos e cronológicos pelo qual perpassa. Cada canção caipira representa um contexto histórico permeado de cultura e sensibilidade. Trata-se de uma investigação que explicita a potencialidade didática e educacional sobre o uso da música caipira no estudo das ciências humanas e sociais dentro do novo ensino médio.

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Biografia do Autor

Jesus Alexandre Tavares Monteiro, Centro Universitário Vale do Rio Verde, Três Corações, Minas Gerais, Brasil.

Doutor em Psicologia , com estudo sobre músicas brasileira, trabalho e psicologia Histórico-cultural, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017-2020); mestre em Psicologia, com pesquisa sobre educação social e População em situação de rua, na mesma universidade (2009-2011) e graduado como Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), com ênfase em educação.

Danilo Ferreira Soares, Centro Universitário Vale do Rio Verde, Três Corações, Minas Gerais, Brasil.

Aluno do Curso de Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino pela Universidade Vale do Rio Verde. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Faculdade de Educação São Luis (2017). Especialista em Supervisão Escolar pela Faculdade de Educação São Luís (2018). Especialista em Gestão, Auditoria, Perícia e Licenciamento Ambiental pela FAVED (2020). Especialista em História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira pela FAVED (2020).Graduado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais-UEMG (2014). Graduado em Geografia pelo Claretiano Centro Universitário (2017). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de São João Del-Rei-UFSJ (2020). Graduado em Artes Visuais pelo Claretiano Centro Universitário (2019).

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Publicado

2022-12-14

Como Citar

Monteiro, J. A. T., & Soares, D. F. (2022). Cada toada representa uma saudade: uma breve história sobre o uso da música caipira no estudo das ciências humanas e sociais no novo ensino médio . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17862. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17862