Aspectos didáticos envolvendo a produção de vídeos digitais por licenciandos em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.18288Palavras-chave:
Educação Matemática, Experiência Matemática Estética, Performance Matemática Digital, Vídeos DigitaisResumo
A pesquisa relatada neste artigo teve como objetivo investigar aspectos didáticos envolvidos na produção de vídeos digitais por licenciandos em matemática visando a participação no Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Os dados foram produzidos na disciplina “Didática da Matemática” com duas turmas de um curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública estadual. O processo de produção de vídeos esteve fundamentado na noção denominada “performance matemática digital”. Com base nas orientações do docente, os grupos produziram seis vídeos, sendo quatro deles submetidos ao Festival, explorando diferentes conteúdos matemáticos da Educação Básica e utilizando diferentes linguagens artístico-narrativas. A proposta é inovadora considerando-se a interface envolvendo o uso de tecnologias digitais e as artes em Educação Matemática, com destaque à multimodalidade. A participação no Festival ofereceu meios para construção de imagens alternativas sobre a matemática e de experiências matemáticas estéticas de futuros professores.
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