Ampliando o olhar sobre os internatos escolares

Autores

  • Joaquim Tavares da Conceição

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3961

Resumo

Este artigo direciona o olhar para os internatos propondo a articulação de abordagens culturais e de gênero, discutindo igualmente a utilização de fontes orais e da literatura para a compreensão da temática. O recurso à abordagem cultural é um instrumental adequado tanto por enfatizar o valor da descrição das particularidades culturais do microcosmo do internato, como por ajudar a interpretar suas “teias de significados”. Assim, através de uma operação etnográfica, o “mundo do internato” será visitado. O espaço, as práticas sociais, as relações de grupo, formas de controle e de hierarquia, atividades coletivas impositivas, entre outras, serão descritas e interpretadas. A articulação com as questões de gênero também contribui para a visualização e análise de modelos de comportamento que nortearam a vida de meninos e meninas no internato, suas singularidades histórico-sociais e culturalmente atribuídas. De outro modo, o uso de fontes orais e da literatura permite o conhecimento de fatos ausentes em documentos e a “forma como o grupo os vivenciou e percebeu”.

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Como Citar

Conceição, J. T. da. (2015). Ampliando o olhar sobre os internatos escolares. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 8(16), 209–218. https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3961

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua