Formação e prática docente reveladas nas memórias de professoras leigas do Sertão Paraibano
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19945Palavras-chave:
História da Educação, Magistério, Memória da profissão docenteResumo
Este artigo apresenta uma compreensão historiográfica a respeito da formação e prática docente de professoras leigas. A discussão se insere no campo da história da educação e desenvolve investigação a respeito da formação e prática de professoras leigas que atuaram nas quatro primeiras séries do ensino primário ou de primeiro grau, em escolas do Sertão Paraibano, entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Evidencia, a partir das narrativas das professoras narradoras-colaboradoras, o porquê da escolha pela profissão docente, as formas de ingresso na profissão e os percursos formativos para o exercício do magistério primário. A metodologia foi baseada nos pressupostos da história oral temática. A fonte principal foram as entrevistas gravadas com quatro professoras. Para as professoras primárias leigas que atuaram no Sertão Paraibano a profissão docente é entendida como uma “vocação”, contudo, na prática representou uma condição de emancipação financeira. Em geral, iniciaram a prática docente sem uma formação específica para o magistério, no decorrer do exercício da profissão tiveram acesso à formação para o magistério, a partir da implantação do Projeto Logos II, implantado para habilitar professores para lecionar nas séries iniciais do Ensino de 1º Grau.
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