Formação e prática docente reveladas nas memórias de professoras leigas do Sertão Paraibano

Autores

  • Rozilene Lopes de Souza Alves Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.
  • Joaquim Tavares da Conceição Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19945

Palavras-chave:

História da Educação, Magistério, Memória da profissão docente

Resumo

Este artigo apresenta uma compreensão historiográfica a respeito da formação e prática docente de professoras leigas. A discussão se insere no campo da história da educação e desenvolve investigação a respeito da formação e prática de professoras leigas que atuaram nas quatro primeiras séries do ensino primário ou de primeiro grau, em escolas do Sertão Paraibano, entre as décadas de 70 e 80 do século XX. Evidencia, a partir das narrativas das professoras narradoras-colaboradoras, o porquê da escolha pela profissão docente, as formas de ingresso na profissão e os percursos formativos para o exercício do magistério primário. A metodologia foi baseada nos pressupostos da história oral temática. A fonte principal foram as entrevistas gravadas com quatro professoras. Para as professoras primárias leigas que atuaram no Sertão Paraibano a profissão docente é entendida como uma “vocação”, contudo, na prática representou uma condição de emancipação financeira. Em geral, iniciaram a prática docente sem uma formação específica para o magistério, no decorrer do exercício da profissão tiveram acesso à formação para o magistério, a partir da implantação do Projeto Logos II, implantado para habilitar professores para lecionar nas séries iniciais do Ensino de 1º Grau.

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Biografia do Autor

Rozilene Lopes de Souza Alves, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba.

Joaquim Tavares da Conceição, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Pós-Doutorado em Educação, realizado no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD), da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com bolsa de Pós-Doutorado Sênior do CNPq (2022). Doutor em História - UFBA (2012), Mestre em Educação - UFS (2007), Graduado em História - UFS (1993), Bacharel em Direito UNIT (1996), Especialização em Direito Processual (UFSC). Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe com atuação no Colégio de Aplicação, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFS) e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - PQ 2. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação: Memórias, sujeitos, saberes e práticas educativas (GEPHED/CNPq/UFS). Coordenador Adjunto do Programa de Mestrado Profissional em História, PROFHISTÓRIA/UFS (8/2023 - 7/2025). Participou como avaliador do Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático: PNLD 2017- História. Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2018 - Ensino Médio; PNLD 2019 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental; PNLD 2020: Anos Finais do Ensino Fundamental; PNLD 2024: Anos Finais do Ensino Fundamental. Fundou e coordena o Centro de Pesquisa Documentação e Memória do Colégio de Aplicação (UFS). Membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Sergipe (2018-2022). Editor da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (2018-2020). Membro de comissões de pesquisa da UFS: Comissão de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (COMPQ/UFS ), Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC/UFS) e Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (COMPIBITI/UFS). Integra desde o ano de 2014 as comissões de seleção de ingresso de estudantes no Mestrado e Doutorado do PPGED/UFS e também da Comissão de bolsas do referido Programa. Membro do corpo editorial da Revista Tempos e Espaços em Educação e da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e da Sociedade Brasileira de História da Educação. Desenvolve pesquisas e orientações (IC, Mestrado e Doutorado) nas áreas da História da Educação e Ensino de História. Temáticas/eixos de pesquisas na área da História da Educação: Memória e patrimônio histórico educacional; Centros de memória em espaços educativos; História das instituições e/ou práticas educativas, Intelectuais e projetos educacionais, História da educação profissional. Também orienta e desenvolve atividades no Ensino de História. Idealizador e coordenador das edições do Encontro Sergipano de História da Educação. Coordena projeto contemplado com auxílio financeiro por meio da Chamada Universal CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Faixa A. Membro da equipe de pesquisadores da Cátedra Marquês de Pombal (Camões, I.P. / UFS).

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

Alves, R. L. de S., & Conceição, J. T. da. (2023). Formação e prática docente reveladas nas memórias de professoras leigas do Sertão Paraibano. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e19945. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.19945