A ciência, a técnica, a tecnologia, a cultura e a Educação de Jovens e Adultos
DOI:
https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7479Abstract
Recebido: 09/11/2016
Aprovado: 02/02/2017
Publicado: 10/04/2017
Resumo: Esta pesquisa percorre a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil buscando compreender, dentro da lógica do capitalismo neoliberal, os grandes desafios e perspectivas desta modalidade de ensino. A partir de revisão de literatura constatou-se que as diversas dimensões da educação, devido a diferenciação de classes, se produzem dentro de contradições e conflitos, que assumem especificidades nas formações histórico-sociais, de acordo com a evolução científico-técnica dos intrumentos de produção. E, ainda, que o significado da alfabetização na EJA vai muito além da compreensão de signos linguisticos, tornando-se uma perspectiva de mudança e transformação de vida.
Palavras-chave: Trajetória, educação de jovens e adultos, capitalismo neoliberal.