Movimentos sociais e Educação Indígena na contemporaneidade – as representações acerca da terra e da educação

Autores/as

  • Wellington Amâncio da Silva UNEB/PPGEcoH
  • Juracy Marques dos Santos Pós-doutor em Antropologia e Doutor em Cultura e Sociedade. Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia e da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina-FACAPE.

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i18.2997

Resumen

Recebido: 19/10/2014

Aprovado: 05/12/2014

Publicado: 10/01/2015

Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir de maneira epistemológica a Educação Indígena e Movimentos Sociais na Contemporaneidade, analisando os aportes teóricos da Sociologia e Filosofia da Educação que lhe dão suporte, relacionando-os às concepções de identidade de Hall (2006), de Linguagem e Discurso em Lyotard (2008), Derrida (2010, 2011), Coulon (2007) e Foucault (2002, 2007, 2010a,), tendo como paradigma a Pedagogia Crítica de Giroux & Mclaren (1999, 2001, 2009). Objetiva-se discutir as possibilidades de co-construção de uma consciência crítica e situada por meio do seu próprio discurso e de suas ações sociais. Utiliza-se a Etnometodologia Macedo (2000, 2010, 2012) e Garfinkel (1967). Visa-se, por fim, discutir as experiências da chamada alteridade positiva e de uma educação que contribua (em método, currículo e políticas) para as práticas e respostas ante os anseios da comunidade em questão.

Palavras-chave: Movimentos Sociais, Educação Indígena, Ecologia Humana, Contemporaneidade.

 

 

 

 

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Biografía del autor/a

Wellington Amâncio da Silva, UNEB/PPGEcoH

Wellington Amâncio da Silva é mestrando em Ecologia Humana (PPGEcoH), possui licenciado em Pedagogia com habilitação em Docência e Gestão de Processos Educativos, pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Especializou-se em Ensino de Filosofia. Atua nos seguintes temas: Profissão Docente, Teoria das Representações Sociais, Análise do Discurso Docente e Processos de Subjetivação. Vinculado à OPARÁ/UNEB como pesquisador, tendo como linha de pesquisa Memória, Identidade, Territorialidade, Educação do/no Campo e Espaços de Sociabilidade. Pesquisa desde 2009 os aspectos etnossocial das comunidades quilombolas de Alagoas. Faz pesquisa independente na linha de Produção de Subjetividades, Alteridade e Direitos Humanos em Espaços Formais e Não Formais sob enfoque da Etnometodologia. Desenvolve pesquisa em Pedagogia Crítica (Henry Giroux & Peter Mclaren) e Etnopesquisa Critica, Metodologia do Ensino de Filosofia no Ensino Médio, História de Vida de Educadores e Movimentos Sociais e Educação.

Publicado

2015-01-05

Cómo citar

Silva, W. A. da, & dos Santos, J. M. (2015). Movimentos sociais e Educação Indígena na contemporaneidade – as representações acerca da terra e da educação. Cadernos Do Tempo Presente, (18). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i18.2997