As tecnologias e culturas digitais na educação a distância

Autores/as

  • Simone Lucena

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i22.5188

Resumen

Recebido: 31/10/2015

Aprovado: 07/01/2016

Publicado: 10/01/2016

 

O desenvolvimento das tecnologias da informação e comunicação (TIC) conectadas em rede foi um dos grandes acontecimentos do século XX. Estas tecnologias potencializaram novas formas de aprender, interagir e se relacionar transformando diferentes setores entre eles a educação e a cultura. Nesse artigo, são apresentados aspectos interativos das TIC para a educação a distância, bem como são discutidos processos de virtualização, hipertextualidade e interatividade. A partir das reflexões apresentadas conclui-se que os responsáveis pela comunicação/educação tem como desafio mudar o paradigma tradicional da educação, baseado linearmente na emissão e recepção de informações, para outra perspectiva educacional onde a comunicação e a relação professor/aluno seja horizontal e interativa.

 

Palavras-chave: Virtualização, Interatividade, Hipertextualidade, Educação


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-05-18

Cómo citar

Lucena, S. (2016). As tecnologias e culturas digitais na educação a distância. Cadernos Do Tempo Presente, (22). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i22.5188