Os jingles como formas simbólicas estratégicas de persuasão político-eleitoral

Autores/as

  • Fábio Hoffmann
  • Everton Rodrigo Santos

DOI:

https://doi.org/10.33662/ctp.v8i04.9888

Resumen

Recebido:  07/08/2017

Aprovado:  15/10/2017

Publicado: 10/12/2017


O objetivo deste trabalho é fazer uma análise dos jingles políticos como formas simbólicas estratégicas de persuasão político-eleitoral. Para isto, se procura analisá-los inseridos em um contexto histórico específico e social estruturado. É do contexto sócio-histórico que o briefing se vale para formular a letra/mensagem do candidato ou governo composto com a música/melodia. Mais do que uma peça publicitária para elevar qualidades ou combater conceitos, portanto, o jingle é recepcionado por determinantes de um campo em permanente disputa por capital político. Campo de poder que concatena diferentes formas de produzir e recepcionar os símbolos presentes nesse embate. Este trabalho argumenta que compreender o conjunto dos mecanismos simbólicos dentro dos quais são criados, recepcionados e transmitidos os jingles políticos constitui um elemento primordial para determinar suas chances de ser bem sucedido ou não.

 

Palavras-chave: Jingles políticos, formas simbólicas, marketing político.


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Publicado

2018-09-23

Cómo citar

Hoffmann, F., & Santos, E. R. (2018). Os jingles como formas simbólicas estratégicas de persuasão político-eleitoral. Cadernos Do Tempo Presente, 8(04), 27–38. https://doi.org/10.33662/ctp.v8i04.9888