O “grande mural” dos anos 1970: rememorações e construção de sentidos nas retrospectivas de Veja e Isto É

Auteurs

  • Juliana Miranda da Silva

DOI :

https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7485

Résumé

Recebido: 24/03/2017

Aprovado: 01/04/2017

Publicado: 10/04/2017

Resumo: A partir da análise das edições de Veja e Isto É publicadas ao final da década de 1970, este trabalho objetiva identificar a construção de determinados sentidos atribuídos ao conceito de democracia nas narrativas das referidas revistas. Verificou-se que por meio de diferentes estratégias, como as seleções elaboradas nas edições de retrospectivas, os semanários agenciam interpretações dos acontecimentos que corroboram para o entendimento de que a normalidade democrática e o fim do período ditatorial deveriam se dar de maneira conciliatória. Assim, enquanto determinados movimentos sociais passaram a ser classificados pelas revistas como ações de “radicais” e “baderneiros”, ou simplesmente foram excluídos das pautas, o voto direto figurou como maior expressão de exercício da democracia.

Palavras-chave: Democracia, imprensa, narrativas midiáticas.

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Publiée

2017-04-10

Comment citer

Miranda da Silva, J. (2017). O “grande mural” dos anos 1970: rememorações e construção de sentidos nas retrospectivas de Veja e Isto É. Cadernos Do Tempo Presente, (27). https://doi.org/10.33662/ctp.v0i27.7485