Educar para (Com)Viver: Formação em manuais de etiqueta à luz do tempo presente

Auteurs

  • Márcia Regina dos Santos

DOI :

https://doi.org/10.33662/ctp.v8i04.9891

Résumé

Recebido:   07/05/2017

Aprovado:  28/09/2017

Publicado:  10/12/2017


O presente artigo tem por objetivo problematizar textos preliminares de dois manuais reconhecidos como literaturas de formação, os quais circularam na sociedade brasileira a partir da década de 1950, no sentido de vislumbrar tais leituras como vetores de memória que se inscrevem em múltiplas temporalidades. Os documentos mobilizados para a pesquisa foram os manuais O Livro de Etiquetaum guia para uma vida elegante, de Amy Vanderbilt, editado pela Record, em 1962 e, Boas Maneiras, de Carmen D’Ávila, editado pela Civilização Brasileira, em 1958, ambos publicados no Brasil. A permanência no mercado e a possível identificação com seus interlocutores evidenciaram a mescla de tempos que atuam na convivência em sociedade, bem como, são constitutivos de memórias. 

 

Palavras-chave: Literatura de formação, memória, tempo presente.


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Publiée

2018-09-23

Comment citer

dos Santos, M. R. (2018). Educar para (Com)Viver: Formação em manuais de etiqueta à luz do tempo presente. Cadernos Do Tempo Presente, 8(04), 67–78. https://doi.org/10.33662/ctp.v8i04.9891