A GUERRA APRENDIDA NA ESCOLA: A TRANSMISSÃO DE MEMÓRIAS JAPONESAS NO TEMPO PRESENTE
DOI:
https://doi.org/10.1981/084147Resumen
Este artigo analisa as representações sobre a Segunda Guerra Mundial, veiculadas em livros didáticos japoneses para a escolarização básica, produzidos entre 1993 e 2002. Discute a omissão do Estado em relação aos crimes de guerra cometidos pelo Japão e as diferentes memórias produzidas por indivíduos de diferentes gerações, dentro e fora da escola que resultam em dois grandes modos de compreender o referido evento: o pacifista, para os mais jovens, e o nacionalista, para os mais idosos.
Palavras-chave: Segunda Guerra Mundial; Crimes de guerra; Livro didático no Japão.
Descargas
Publicado
2015-09-18
Cómo citar
Leite da Silva, M. M. B. (2015). A GUERRA APRENDIDA NA ESCOLA: A TRANSMISSÃO DE MEMÓRIAS JAPONESAS NO TEMPO PRESENTE. Boletim Do Tempo Presente, (08). https://doi.org/10.1981/084147
Número
Sección
Artigos