O impacto da Pandemia de COVID-19 na educação brasileira: desvendando desigualdades em três estados da Federação
DOI:
https://doi.org/10.21669/tomo.v43.20127Palavras-chave:
Educação básica, aula remotas, Desigualdades educacionais, ; Políticas públicas, PandemiaResumo
O presente estudo tem como objetivo apresentar um panorama dos planos implementados e seus resultados efetivos, através de um estudo comparado, entre três estados da federação, de distintas regiões do país, observando-se os impactos dessas ações e, sobretudo, do ensino remoto, na educação básica brasileira. O estado de pandemia foi decretado em março de 2020, em relação ao novo coronavírus, obrigando os Estados e Municípios a emitirem normativas para o enfrentamento da emergência de saúde pública, dentre estas, a suspensão das atividades escolares e laborais. Partimos do pressuposto que a pandemia ressalta as desigualdades sociais do país, principalmente, no que se refere ao acesso à educação pela população de baixa renda. Com isso, foi adotada uma análise comparativa, a fim de observar as políticas efetivamente implementadas por diferentes estados e regiões do Brasil, estabelecendo semelhanças e distinções entre as ações empreendidas e os resultados obtidos. Para realizar essa análise, foram selecionadas três redes de ensino nos seguintes estados da federação: Amazonas, Maranhão e São Paulo. Tais escolhas se justificam não só pela relevância política e econômica bem como pelas consideráveis distinções de acesso à internet e aos recursos tecnológicos necessários para execução das atividades remotas.
Downloads
Referências
ARRETCHE, Marta. A geografia digital no Brasil: um panorama das desigualdades regionais. In: MARTINHÃO, Maximiliano Salvadori. Desigualdades digitais no espaço urbano: um estudo sobre o acesso e o uso da Internet na cidade de São Paulo. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019.
BARBERIA, L. G.; CANTARELLI, L., G. R; SCHMALZ, P. H. S. Uma avaliação dos programas de educação pública remota dos estados e capitais brasileiros durante a pandemia do COVID-19. FGV EESP CLEAR, 2021. Disponível em: http://fgvclear.org/site/wp-content/uploads/remote-learning-in-the-covid19-pandemic-v-1-0-portuguese-diagramado-1.pdf. Acesso em: 9 jan. 2023.
BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2020.
AMAZONAS (Estado). Resolução nº. 30/2020, de 18 de março de 2020. Dispõe sobre o regime especial de aulas não presenciais no Sistema de Ensino do Estado do Amazonas, como medida preventiva à disseminação do COVID-19. Diário Oficial do Estado do Amazonas, Amazonas, 2020. Disponível em: http://www.cee.am.gov.br/wp-content/uploads/2021/08/Resolucao-No-30-2020-CEE-AM-CEE-Regime-nao-Presencial.pdf. Acesso em: ?
AMAZONAS (Estado). Decreto n.º 42.061/2020, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a declaração de situação de emergência na saúde pública do Estado do Amazonas, em razão da disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV), e institui o Comitê Intersetorial de Enfrentamento e Combate ao COVID-19. Diário Oficial do Estado do Amazonas, Amazonas, 2020. Disponível em: https://leisestaduais.com.br/am/decreto-n-42087-2020-amazonas-dispoe-sobre-a-suspensao-das-aulas-da-rede-publica-estadual-de-ensino-em-todos-os-municipios-do-estado-do-amazonas-bem-como-das-atividades-das-academias-de-ginastica-e-similares-e- Acesso em: 15 mai. 2023.
MARANHÃO (Estado). Resolução do Conselho Estadual de Educação n.º 94/2020, de 26 de março de 2020. Fixa orientações para o desenvolvimento das atividades curriculares e a reorganização dos calendários escolares, excepcionalmente, enquanto permanecerem as medidas de prevenção ao novo Coronavirus- COVID 19, para as Instituições integrantes do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão, e dá outras providências. Dário Oficial do Estado do Maranhão, Maranhão, 2020. Disponível em: https://conselhodeeducacao.ma.gov.br/files/2019/10/RESOLU%C3%87%C3%83O-CEE-MA-94_2020.pdf. Acesso em: 18 fev. 2023.
MARANHÃO (Estado). Decreto n.º 35.662/2020, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a suspensão, por 15 dias, das aulas presenciais nas unidades de ensino da rede estadual de educação, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IEMA, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, nas instituições de ensino das redes municipais e nas escolas e instituições de ensino superior da rede privada localizadas no Estado do Maranhão. Diário Oficial do Estado do Maranhão, Maranhão, 2020. Disponível em: https://conselhodeeducacao.ma.gov.br/files/2019/10/RESOLU%C3%87%C3%83O-CEE-MA-94_2020.pdf. Acesso em: 28 abr. 2023.
BRASIL - Ministério da Saúde. Portaria n.º 188/2020, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Diário Oficial da União, Brasília – DF, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388. Acesso em: 15 mar. 2023.
SÃO PAULO (Estado). Resolução da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo n.º 44/2020, de 20 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do calendário escolar, das atividades pedagógicas e a extensão do teletrabalho devido à suspensão das atividades escolares presenciais para prevenir o contágio pelo coronavírus (COVID-19) e dá providências correlatas. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=%2f2020%2fsuplemento%2fexecutivo%2520secao%2520i%2fabril%2f22%2fpag_0001_55efc2ab25044294b731cbd2ad1d928d.pdf&pagina=1&data=22/04/2020&caderno=Suplemento%20-%20Executivo%20I&paginaordenacao=100001. Acesso em: 14 fev. 2023.
SÃO PAULO (Estado). Resolução da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo n.º 45/2020, de 20 de abril de 2020. Dispõe sobre a realização e o registro de atividades escolares não presenciais pelas unidades escolares vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, durante o período de restrição das atividades presenciais devido à pandemia de COVID19. Governo do Estado de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.imprensaoficial.com.br/DO/BuscaDO2001Documento_11_4.aspx?link=%2f2020%2fsuplemento%2fexecutivo%2520secao%2520i%2fabril%2f22%2fpag_0001_55efc2ab25044294b731cbd2ad1d928d.pdf&pagina=1&data=22/04/2020&caderno=Suplemento%20-%20Executivo%20I&paginaordenacao=100001. Acesso em: 14 fev. 2023.
SÃO PAULO (Estado). Decreto n. º 64.864/2020, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre a adoção de medidas adicionais, de caráter temporário e emergencial, de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus), e dá providências correlatas. Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, São Paulo, 2020. Disponível em: http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v5/index.asp?c=4&e=20200317&p=1. Acesso em: 21 mar. 2023.
BRASIL. SENADO FEDERAL. Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia. Relatório Final, 2021.
BRASIL. TIC Domicílios. Relatórios Finais, 2022.
CUNHA, Leonardo Ferreira Farias da; SILVA, Alcineia de Souza; SILVA, Aurênio Pereira da. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Censo Escolar 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2020.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Censo Escolar 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2021.pdf. Acesso em: 15 fev. 2023.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
OLIVEIRA, Kacia Neto; de CARVALHO, Maria Aparecida Oliveira; DOLZANE, Maria Ione Feitoza. O cenário pandêmico e suas implicações na educação básica: uma análise da experiência do Amazonas no ensino remoto. Revista Teias, v. 23, n. 71, p. 171–184, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.69773
REDE DE PESQUISA SOLIDÁRIA. Boletim 33 - COVID 19: Políticas Públicas e as Respostas da Sociedade. Rede Pesquisa Solidária, 2021. Disponível em: https://redepesquisasolidaria.org/wp-content/uploads/2021/07/boletimpps-33-23julho2021.pdf. Acesso em: 17 abr. 2023.
UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2020). Global Monitoring of school closures caused by COVID-19. Disponível em: https://www.unesco.org/en/covid-19/education-response. Acesso em: 12 mar. 2023.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Janaina Oliveira, Lucas Barbosa Santana, Luciléia Aparecida Colombo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista TOMO adota a licença Creative Commons CC-BY 4.0 a qual permite:
-
Compartilhar: copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
-
Adaptar: remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).