As reformas neoliberais e a precarização do trabalho docente na educação paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v43.20155

Palavras-chave:

Educação, Neoliberalismo, Sindicalismo, Precarização do Tabalho

Resumo

Este trabalho tem como objetivo situar as principais reformas educacionais ocorridas no estado de São Paulo nos anos 1990 para, posteriormente, avaliar o impacto dessas mudanças em relação ao sindicato e ao modo como o neoliberalismo moldou a educação e a atuação da Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP). Nossa hipótese consiste na ideia de que a APEOESP foi bastante afetada por esse conjunto de políticas neoliberais pois, além dos mecanismos institucionais utilizados no sentido de prejudicar a ação do sindicato, o neoliberalismo imprimiu um novo tipo de subjetividade que, dentre outras consequências, contribuiu para o enfraquecimento da organização sindical. A metodologia utilizada compreendeu pesquisa bibliográfica de artigos e livros que versam acerca do impacto das políticas neoliberais na área da educação, assim como boletins e dados oficiais disponíveis no site da APEOESP e da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP).

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Biografia do Autor

Alex Ricardo Bombarda, SEDUC-SP

Doutor em Ciências Sociais na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus Marília. Possui mestrado em Ciências Sociais (2015) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus Araraquara. É licenciado em Ciências Sociais (2005) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus Marília. Desde 2006 atua como professor de Sociologia na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

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Publicado

2024-04-23

Como Citar

Ricardo Bombarda, A. (2024). As reformas neoliberais e a precarização do trabalho docente na educação paulista. Revista TOMO, 43, e20155. https://doi.org/10.21669/tomo.v43.20155

Edição

Seção

Dossiê: Debates sobre a Sociologia Política hoje: Teoria e Empiria