Juventudes e cidadania: práticas culturais e políticas públicas (introdução ao dossiê)

Autores

  • Frank Marcon Universidade Federal de Sergipe
  • Mariana Chaves Universidade Nacional de La Plata https://orcid.org/0000-0001-8715-9468
  • Ricardo Campos Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.21669/tomo.v43.22234

Palavras-chave:

Juventudes, Políticas públicas, Estado

Resumo

Introdução

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frank Marcon, Universidade Federal de Sergipe

É Professor Titular da área de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais, na Universidade Federal de Sergipe. Professor do Mestrado de Antropologia e do Mestrado e Doutorado em Sociologia da UFS. Bolsista Pesquisador PQ2 CNPQ. Atua principalmente com temas como: processos de identificação e diferenciação; discursos, artes e mediações; estudos sobre juventudes; expressões urbanas; relações interétnicas; e políticas públicas. Possui Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Mestrado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999) e Licenciatura em História pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1994) e Licenciatura em Sociologia pela Uniasselvi (2023). Realizou Pós-Doutorado no Centro Interdisciplinar de Estudos Sociais da Universidade Nova de Lisboa (2022/2023), Pós-Doutorado na Universitat Lleida (2015/2016), na Espanha, e Pós-Doutorado no IUL/ISCTE (2010), em Portugal. Coordena o Grupo de Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas (Grupos CNPq). Foi Editor Chefe da Revista Tomo, da UFS, de 2014 a 2021. É membro da REAJ - Rede de Estudos e Pesquisas sobre Ações e Experiências Juvenis. Membro do Observatório da Democracia UFS. Membro das seguintes associações de antropologia e sociologia: ABA, SBS, APA e ISA.

Mariana Chaves, Universidade Nacional de La Plata

Antropóloga. Doutora em Ciências Naturais pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Pesquisadora principal do CONICET e Diretora do Laboratório de Estudos de Cultura e Sociedade (LECyS, FTS, UNLP). Professora da Faculdade de Ciências Naturais e do Museu. Diretora da Especialização em Intervenção Social com meninos, meninas, adolescentes e jovens opção pedagógica a distância da Faculdade de Serviço Social (UNLP). Membro da Organização Social "Obra del Padre Cajade". Dirige e participa de projetos de pesquisa e extensão universitária. Atua nas áreas de antropologia urbana, juventude, desigualdades, políticas públicas e trabalho comunitário.

Ricardo Campos, Universidade Nova de Lisboa

Ricardo Campos é mestre em Sociologia e doutor em Antropologia Visual. É investigador integrado (Investigador FCT) no CICS.NOVA (Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa) e Professor Convidado no Mestrado em Relações Interculturais da Universidade Aberta. É membro fundador e co-coordenador da Rede Luso-Brasileira de pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas (RAIU), coordenador adjunto do GT de Cultura Visual da SOPCOM (Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação) e co-editor da revista internacional Cadernos de Arte & Antropologia.

Referências

BOTELHO, A. (2007). Sequências de uma sociologia política brasileira. DADOS Revista de Ciências Sociais. 50(1), 49-82.

Botelho, André. O retorno da sociedade: política e interpretações do Brasil. São Paulo Vozes, 2019.

PERISSINOTO, R. M. Política e sociedade: por uma volta à Sociologia Política. Política e Sociedade, Curitiba, vol.3, n.5, p.203 -232, 01 de jan. de 2024. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/1986. Data do Acesso: 02 de mai. 2024.

SALLUM JUNIOR, B. Notas sobre o surgimento da Sociologia Política em São Paulo. Política e Sociedade, Curitiba, vol.1, n.1, p.73-86, 01 de jan. de 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/politica/article/view/4930. Data de Acesso: 02 de maio de 2024.

SARTORI, G. Da Sociologia da política à Sociologia Política. In: LIPSET, S. M. (Org.). Política e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Zahar,1969.

SOUZA, N. R. Sociologia Política. Curitiba: IESDE, 2009.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Marcon, F. N., Chaves, M., & Campos, R. (2024). Juventudes e cidadania: práticas culturais e políticas públicas (introdução ao dossiê). Revista TOMO, 43, e22234. https://doi.org/10.21669/tomo.v43.22234

Edição

Seção

Dossiê Juventudes e cidadania: práticas culturais e políticas públicas