Os letramentos sociais e a democratização da educação
DOI:
https://doi.org/10.47250/forident.v37n1.p201-215Palavras-chave:
Educação, Letramento, Leitura de mundo, Educação democráticaResumo
O artigo exibi uma reflexão teórica acerca dos atravessamentos da educação na constituição humana e suas interconexões com o letramento. O trabalho foi elaborado por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica de caráter descritivo e qualitativo. Partindo de uma perspectiva sociocultural, voltamos nosso olhar para o conceito de Educação apresentado por Vygotsky (1994) e Freire (2019; 1989) e o conceito de Letramento operacionalizado por Cruz (2021; 2012); Pereira (2014); Street (2014) e Rojo (2012). Os resultados apontam que a educação é um processo marcado por diferentes facetas. Assim, constata-se que a educação deve ser analisada e delineada no plural, ou seja, as educações. Posto que, é por meio das interações dos indivíduos com seus pares e com o meio sociocultural que os códigos, símbolos e valores são criados e transmitidos ao longo do tempo e do espaço.
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