Desconstruindo o “racismo sem querer” em tirinhas

uma proposta de leitura antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47250/forident.v39n1.p63-76

Palavras-chave:

Lei 11. 645/08, Leitura, Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo é um recorte advindo de pesquisa realizada no âmbito do mestrado PROFLETRAS/UFPB e apresenta uma proposta de leitura didática problematizadora do racismo no Brasil. As atividades foram desenvolvidas em roda de conversa, mediada por tirinhas que trazem à tona estereótipos raciais como uma forma de desconstruir o racismo sobretudo em espaço escolar. Para tanto, baseamo-nos nas discussões a partir de Orlandi (2020) para versar sobre a leitura de abordagem discursiva; em Almeida (2021) para tratar do racismo; e em Brasil (2018), para abordar acerca das políticas públicas educacionais. Nossa metodologia parte da pesquisa qualitativa, sendo os dados gerados por meio de questionários e analisados pelos estudos discursivos materialistas. Como resultado, percebemos gestos de leitura que compreenderam os ditos e os não-ditos possíveis às condições de produção das tiras trabalhadas.

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Biografia do Autor

Maria da Conceição Gomes da Silva Dério, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Docente da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba (SEE/PB). Doutoranda do Programa de Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Grupo de Estudos Texto: Produção e Recepção sob Vários Olhares.

Laurênia Souto Sales, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PROLING/UFPB) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFPB). Doutora em Linguística pela mesma universidade. Grupo de Estudos em História da Cultura Escrita (GEHCE).

Marluce Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN) e do Mestrado Profissional em Jornalismo (UFPB). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Sociais (GELPRAS).

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

DÉRIO, Maria da Conceição Gomes da Silva; SALES, Laurênia Souto; SILVA, Marluce Pereira da. Desconstruindo o “racismo sem querer” em tirinhas: uma proposta de leitura antirracista. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 39, n. 1, p. 63–76, 2024. DOI: 10.47250/forident.v39n1.p63-76. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/v39p63. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Texto e ensino: proposta de leitura para a educação básica

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