DO GÊNIO COLETIVO: considerações marxistas para um outro método de análise da criação estética

Lauro Iane de Morais

PPGF-UFS/IFBA Santo Amaro


Resumo

No presente texto trataremos do artigo O fetichismo na música e a regressão da audição, do filósofo frankfurtiano Theodor Adorno (1903-1969). Neste sentido, analisaremos as consequências de tal filosofia crítica sob o ponto de vista da criação estética, tal qual como ela aparece no discurso adorniano, entrelaçada sob os conceitos de fetichismo, ideologia e alienação. Para tanto, num primeiro momento reconstituíremos a problemática que subjaz à leitura adorniana da indústria cultural, mostrando que ela depende daquilo que o filósofo marxista francês Louis Althusser (1918-1990) denominou de crítica antropológica, característica do Jovem Marx; num segundo momento, proporemos uma leitura alternativa para estes conceitos, em conformidade com a revolução teórica apontada por Althusser no período de maturidade de Marx, que envolve obras como O Capital. Seguindo este corte epistemológico na obra marxiana, por fim, apontaremos traços, ainda preliminares, que devem nortear uma pesquisa mais científica na área da criação estética.
Palavras-chave: Fetichismo, alienação, ideologia, marxismo, estética.

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