ENSINO DE INGLÊS COM MÚSICA SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO

UMA PROPOSTA À LUZ DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21113

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Ensino de Inglês, gênero

Resumo

Este artigo demonstra como o uso da música no ensino de inglês sob o viés do Letramento Crítico pode ser uma ferramenta para promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especificamente os objetivos 4, 5 e 10. Para tanto, discute-se o conceito de ser crítico e criticidade (Monte Mór, 2015; Rocha, 2013; Janks, 2018), reflete-se sobre o conceito de Letramento Crítico (LC) (Jordão, 2016), e propõe-se atividades com música e ensino de Língua Inglesa sob o viés do LC. Assim, foi possível perceber que a música atrelada ao ensino do idioma é uma alternativa na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como que pode ser uma possibilidade para uma agenda de igualdade de gênero, educação de qualidade e redução de desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Ismerim, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Letras pela Universidade Federal de Sergipe, especialista em Ensino de Línguas pelo Instituto Federal de São Paulo e professor na Secretaria de Estado de Educação de Alagoas.

Tiago Pellim, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e professor do Instituto Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-10-14

Como Citar

Ismerim, I. L. S., & Silva, T. P. da. (2024). ENSINO DE INGLÊS COM MÚSICA SOB O VIÉS DO LETRAMENTO CRÍTICO: UMA PROPOSTA À LUZ DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ONU. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–20. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21113