GRAMÁTICA PARA OS DIREITOS HUMANOS

LEVANDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21181

Palavras-chave:

Direitos humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente, Cidadania , Aula de língua portuguesa, Gramática

Resumo

Os Direitos Humanos aparecem como tema transversal nos principais documentos norteadores da educação brasileira, no entanto, ainda se observa uma ausência de abordagem nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas. Visando ao estímulo de práticas cidadãs na aula de língua portuguesa da educação básica, o presente trabalho toma como objeto o Estatuto da Criança e do Adolescente, que passa a ser suporte para a exploração de recursos gramaticais para a construção de sentidos, com o desenvolvimento de análise. Neste artigo, refletimos sobre como utilizar as aulas de língua portuguesa como espaço para a formação cidadã, ao dirimir os obstáculos que impedem a compreensão de textos legais, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, por meio de uma perspectiva de gramática contextualizada.

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Biografia do Autor

Fernanda Quaranta Lobão Bairral, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Letras, português e linguística pela Universidade Tiradentes (2009), especialização em Educação em gênero e Direitos Humanos (2019), mestra em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (2023). Professora de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino da SEED, lotada no Centro de Excelência Santos Dumont.

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Publicado

2024-10-14

Como Citar

Bairral, F. Q. L. (2024). GRAMÁTICA PARA OS DIREITOS HUMANOS: LEVANDO O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA A AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–18. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21181