A ATUAÇÃO DAS COMISSÕES DE SOCORRO NA ASSISTÊNCIA AOS DOENTES DA COLÔNIA SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA-PI (1875-1885)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21304

Resumo

A proposta do trabalho é analisar de que forma as Comissões de Socorro atuavam na terapêutica da população acometida por surtos de doenças na Colônia São Pedro de Alcântara, localizada na Província do Piauí, entre 1875 a 1885. Durante esse período, a população pobre da região enfrentava uma grande seca que afligiu o Nordeste, acarretando um panorama de crise social sistêmica, sendo que um dos resultados foi o aumento do número das enfermidades. Desse modo, estes serviços eram responsáveis por assistir a população da Colônia, não somente no tratamento de epidemias, como também no fornecimento de roupas, comidas, abrigos e remédios em situações de crise, como é o caso da seca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rakell Osório, Universidade Federal do Piauí

Mestranda do Programa de Pós Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (PPGHB-UFPI). Bolsista CAPES. Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI), É membro do Grupo de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde no Piauí (Sana), membro do Grupo de Estudo e Pesquisa da História das Práticas de Saúde e das Doenças (GEPHPSD), membro do Grupo de Pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos. Pesquisa sobre História das Ciências, da Saúde e das Doenças, com enfoque no Piauí. 

Joseanne Zingleara Soares Marinho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná- UFPR. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Docente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de História- ProfHistória. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil (PPGHB) da Universidade Federal do Piauí- UFPI.

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Osório, R., & Marinho, J. Z. S. (2024). A ATUAÇÃO DAS COMISSÕES DE SOCORRO NA ASSISTÊNCIA AOS DOENTES DA COLÔNIA SÃO PEDRO DE ALCÂNTARA-PI (1875-1885). Revista De Estudos De Cultura, 10(24), 1–18. https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21304