DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO TESTE CLOZE WORKSHOP

UMA SUGESTÃO PEDAGÓGICA PARA AVALIAR A PROFICIÊNCIA EM LEITURA DOS ALUNOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21467

Palavras-chave:

COVID-19, educação de qualidade, procedimento Cloze, compreensão leitora

Resumo

Esse artigo é resultado de um workshop para docentes do ensino fundamental, que teve como objetivos analisar os impactos causados  pela pandemia de COVID-19 na leitura dos estudantes e  alcançar uma educação de qualidade, 4º objetivo de desenvolvimento sustentável  da Organização das Nações Unidas (ONU). O workshop teve duas partes: a apresentação dos quatro lobos cerebrais e das áreas responsáveis por várias atividades humanas, incluindo a leitura (Dehaene, 2012; Morais, 1996), e a descrição do histórico do Teste Cloze, seu funcionamento, organização, tipos de leitores, e como identificá-los através dessa ferramenta pedagógica (Taylor, 1953; 1957; Bormuth, 1968). É esperado que os docentes a empreguem para ajudar a leitura dos estudantes e suas práticas docentes.

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Biografia do Autor

Flávia Oliveira Freitas, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Letras Português/ Inglês licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como docente de Língua inglesa no Instituto Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão (IFS). Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa pela Faculdade Atlântico. Mestra em Letras pela UFS e doutoranda em Linguística pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos em Linguagem, Interação e Sociedade (GELINS/UFS).

Keila Menezes Vasconcelos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atualmente cursa o Doutorado em Letras na referida universidade, sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2024-10-14

Como Citar

Freitas, F. O., & Vasconcelos, K. M. (2024). DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DO TESTE CLOZE WORKSHOP: UMA SUGESTÃO PEDAGÓGICA PARA AVALIAR A PROFICIÊNCIA EM LEITURA DOS ALUNOS. Revista De Estudos De Cultura, 10(25), 1–18. https://doi.org/10.32748/revec.v10i25.21467