DIMENSÃO (INTER) SUBJETIVA DO PENSAR ALTO EM GRUPO E A COCONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM UMA VIVÊNCIA DE LEITURA LITERÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.21865Palavras-chave:
leitura subjetiva, leitura colaborativa, DialogismoResumo
Este trabalho tem como objetivo central apresentar a prática dialógica Pensar Alto em Grupo e suas possíveis relações com a perspectiva da leitura subjetiva. O artigo está ancorado nos postulados linguístico-filosóficos advindos do Círculo de Bakhtin e nos estudos sobre leitura. Com base na análise de dados gerados em 2021 com um grupo de alunos de um curso de extensão universitária realizado remotamente, essa investigação, de natureza qualitativa, inserida no campo da Linguística Aplicada, analisa, também, a coconstrução de sentidos durante a discussão coletiva do poema Rosa, de Cecília Meireles. Os resultados acenam para a importância de os leitores terem voz e espaço para expressarem suas subjetividades na aula de leitura e, ao pensarem alto em grupo, coconstruírem múltiplas leituras, indo de encontro à prática monológica de ensino-aprendizagem de leitura.
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