O LEITOR E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM A CARTA, DE MIA COUTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22358

Palavras-chave:

ensino, leitura literária, efeitos da obra

Resumo

Neste estudo, olhamos para o leitor e a construção de sentidos, pela lente da teoria da Estética da Recepção, proposta por Jauss (1994), a fim de compreender a intersecção dos horizontes de expectativas da obra com os do leitor, no momento da leitura, por meio da crônica A carta, de Mia Couto ([1991]2012). Em especial, buscamos discutir, a partir de uma perspectiva teórico-metodológica, como o trabalho com a leitura literária, que tem como foco o sujeito da recepção, possibilita uma abordagem metodológica diferente para o ensino de literatura. Dessa forma, esperamos contribuir para a análise de textos literários, descrevendo as maneiras pelas quais os significados são construídos, com foco no papel do leitor.

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Biografia do Autor

Rejane de Freitas Torres Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Professora de Letras no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), MA.

Márcio Araújo de Melo, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Referências

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Publicado

2025-01-19

Como Citar

Santos, R. de F. T., & Melo, M. A. de. (2025). O LEITOR E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM A CARTA, DE MIA COUTO. Revista De Estudos De Cultura, 10(26), 161–172. https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22358