O SUJEITO LEITOR E SUAS IMPRESSÕES DE LEITURA

EXPERIÊNCIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO PROGRAMA DO DIPLOMA INTERNACIONAL (IB- INTERNATIONAL BACCALAUREATTE)*

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22636

Palavras-chave:

leitura subjetiva, ensino de leitura, dimensão subjetiva

Resumo

Tendo em vista as mudanças nos paradigmas relacionados ao ensino de Literatura, nos quais subjaz a noção de
leitura literária, cujo foco recai não no leitor especialista, mas sobretudo nos leitores reais, empíricos, objetiva
mos neste trabalho lançar um olhar reflexivo (e analítico) acerca da dimensão subjetiva a partir de práticas de
leitura literária realizadas com alunos do curso de Literatura (nível higher level e standard level) do programa do
Diploma Internacional (IB – International Baccalaureatte). O percurso metodológico teve como base a coleta de
dados por meio de: questionários, rodas de leitura e discussões das obras. A leitura literária, neste caso, realizada
em condições propícias, possibilitou reflexões acerca da alteridade e da identidade evidenciando um trabalho de
apropriação singular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andresa Fabiana Batista Guimarães, Instituto Federal Sul de Minas – Campus Inconfidentes

Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal Sul de Minas – Campus Inconfidentes. Mestre e doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (FFLCH- USP), pós-doutorado em Educação (FE-USP). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagens na Educação (FE-USP).

Neide Luzia de Rezende, Universidade de São Paulo

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, no curso de Licenciatura em Língua Portuguesa. Atua na pós-graduação na linha de pesquisa Teorias e Prática de Ensino em Linguagem. Especialista em Literatura e Ensino.

Referências

Amado, Jorge. (2006). Capitães da areia. Rio de Janeiro: Record.

Barthes, Roland. (1970). S/Z. Paris: Seuil, n. 70, p. 18.

Belmiro, C. A, Maciel, F. I. P, Baptista, M. C.& Martins, A. (org.). (2014) Onde está a literatura? Seus espaços, seus leito res, seus textos, suas leituras. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Brasil, Base Nacional comum curricular (BNCC). (2017) Disponível em: http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional--de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc. Acesso em:

Cosson, Rildo. (2016). Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto.

Cosson, Rildo. (2020). Paradigmas para o ensino de literatura. São Paulo: Contexto.

Cosson, Rildo. (2014). Círculos de leitura e letramento literário. São Paulo: Contexto.

Dalvi, M. Amélia, Rezende, Neide Luzia de, & Jover-Faleiros, Rita (2013). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola.

Enriquez, Eugène. (1991). Da horda ao estado: psicanálise do vínculo social. Rio de Janeiro: Zahar.

Fish, Stanley. (1980) Interpreting the variorum. In: Is there a text in this class? Massachusetts: Harvard.

Freud, Sigmund. (1974) O mal-estar na cultura. Obras completas. Vol. 21. São Paulo: Imago.

Iser, Wolfgang. (1996) O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. Trad. Johannes Kretschmer. Vol. 1 e 2. São Paulo: Ed. 34.

Jauss, Hans Robert. (1994). A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

Jouve, V. (2002). A leitura. Trad. Brigitte Hervot. São Paulo: UNESP.

Lispector, Clarice. (1998). A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco.

Ministério da Educação e cultura/ SEB. Orientações curriculares nacionais (ensino médio). Literatura. (2006).

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Brasília.

Neto, João Cabral de Melo. (2000). Morte e vida severina e outros poemas para vozes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

Oliveira, Gabriela Rodella de. (2013). As práticas de leitura literária de adolescentes e a escola: tensões e influências. (Tese de Doutorado), Faculdade de Educação (FEUSP) da Universidade de São Paulo, São Paulo.

Oliveira, Gabriela Rodella de. (2008). O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e prática de ensino. (Dissertação de Mestrado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Osakabe, H. & Frederico, E. Y. (2004). Literatura. Orientações curriculares do ensino médio. Brasília: MEC/ SEB/ DPPEM. Petit, Michele. (2013). Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. de Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34.

Rezende, Neide Luzia de, & Dalvi, Maria Amélia. (2007). Ensino de literatura: o que dizem as dissertações e teses recen tes (2001 – 2010). Revista Língua, Linguística e Literatura do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV), v. 8, n.2. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/10715/7067.

Rezende, Neide Luzia de. O ensino de literatura e a leitura literária. (2013a) In: Dalvi, Maria Amélia; Rezende, Neide Luzia de, & Jover-Faleiros, Rita. Leitura de literatura na escola. São Paulo/SP: Parábola, p. 99-112.

Rezende, Neide Luzia de. (2013b). Apresentação ao leitor brasileiro. In: Rouxel, Annie, Langlade, Gérard, & Rezende, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, p. 7-18.

Ricouer, Paul. (2014). O si-mesmo como outro. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes. Rosa, Guimarães. (2005). Primeiras estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

Rouxel, Annie; Langlade, Gérard, & Rezende, Neide Luzia. (org.). (2013). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda.

Rouxel, Annie. (2012). “Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor?” In: Cadernos de Pesquisa, v. 42, nº 145, jan/abr, p. 272-283.

Todorov, Tzvetan. (2009). A literatura em perigo. Rio de Janeiro: Difel.

Zilberman, Regina. (1989). Estética da recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.

Zilberman, Regina. (2001). Fim dos livros, fim dos leitores? São Paulo: Senac.

Zilberman, Regina. (2016). Recepção e leitura no horizonte da literatura. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S1517-106X2008000100006. Acesso em: 02 Nov.

Downloads

Publicado

2025-03-10

Como Citar

Guimarães, A. F. B., & Rezende, N. L. de. (2025). O SUJEITO LEITOR E SUAS IMPRESSÕES DE LEITURA: EXPERIÊNCIAS DE LEITURA LITERÁRIA NO PROGRAMA DO DIPLOMA INTERNACIONAL (IB- INTERNATIONAL BACCALAUREATTE)*. Revista De Estudos De Cultura, 10(26), 191–204. https://doi.org/10.32748/revec.v10i26.22636

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)