A LITERATURA JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II: AVANÇOS E RECUOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Raquel Sousa da Silva
  • Jhennefer Alves Macêdo
  • Daniela Maria Segabinazi Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6553

Resumo

A elaboração da BNCC surgiu como proposta prevista na Constituição Federal de
1988, visando a melhoria e a universalização do modelo educacional brasileiro.
No ano de 2015, houve a divulgação inicial desse documento, com o objetivo de
incorporar sugestões e críticas da sociedade civil e profissionais da educação. É
nesse contexto de propostas à BNCC que levantamos reflexões sobre o que nela está disposto, em particular, sobre as concepções de literatura nos anos finais do ensino fundamental, bem como a falta de clareza nessas orientações, que oportunizam confusões conceituais e procedimentais em sua aplicação. As questões levantadas estarão alicerçadas nas atuais discussões que sugerem práticas didático–metodológicas voltadas ao público escolar em processo de formação literária no século XXI. Reconhecemos a importância da BNCC na educação básica, porém, com a ressalva da necessidade de revisão de algumas práticas esboçadas no campo de atuação denominado práticas artísticas literárias. Para dar suporte às nossas inquietações quanto ao modo pelo qual a literatura é compreendida nesse documento, recorremos a alguns teóricos como Zilberman (1988; 1993); Dalvi et al (2013); Cosson (2014); Lajolo e Zilberman (1996) e Colomer (2007).


Palavras-chave: BNCC; Ensino de literatura; Literatura juvenil.

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Biografia do Autor

Jhennefer Alves Macêdo

Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa (Licenciatura Plena) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1994), graduação em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1995); mestrado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2011), vinculado a área de Literatura, Cultura e tradução, linha de Estudos literários da Idade Média ao Século XIX. Atualmente integra o quadro de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com dedicação exclusiva e é líder do grupo de pesquisa "Estágio, ensino e formação docente" (http://www.ufpb.br/geef). Também é membro do GT Literatura e Ensino, da ANPOLL. Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Literatura infanto juvenil, literatura brasileira, ensino de literatura, estágio supervisionado e formação de professores; atuando principalmente nos seguintes temas: práticas pedagógicas, literatura e ensino, literatura infantil e juvenil, leitura e letramento literário.

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Publicado

2017-06-02

Como Citar

Silva, R. S. da, Macêdo, J. A., & Segabinazi, D. M. (2017). A LITERATURA JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II: AVANÇOS E RECUOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista De Estudos De Cultura, (7), 31–42. https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6553