A LITERATURA JUVENIL NO ENSINO FUNDAMENTAL II: AVANÇOS E RECUOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v0i7.6553Resumo
A elaboração da BNCC surgiu como proposta prevista na Constituição Federal de
1988, visando a melhoria e a universalização do modelo educacional brasileiro.
No ano de 2015, houve a divulgação inicial desse documento, com o objetivo de
incorporar sugestões e críticas da sociedade civil e profissionais da educação. É
nesse contexto de propostas à BNCC que levantamos reflexões sobre o que nela está disposto, em particular, sobre as concepções de literatura nos anos finais do ensino fundamental, bem como a falta de clareza nessas orientações, que oportunizam confusões conceituais e procedimentais em sua aplicação. As questões levantadas estarão alicerçadas nas atuais discussões que sugerem práticas didático–metodológicas voltadas ao público escolar em processo de formação literária no século XXI. Reconhecemos a importância da BNCC na educação básica, porém, com a ressalva da necessidade de revisão de algumas práticas esboçadas no campo de atuação denominado práticas artísticas literárias. Para dar suporte às nossas inquietações quanto ao modo pelo qual a literatura é compreendida nesse documento, recorremos a alguns teóricos como Zilberman (1988; 1993); Dalvi et al (2013); Cosson (2014); Lajolo e Zilberman (1996) e Colomer (2007).
Palavras-chave: BNCC; Ensino de literatura; Literatura juvenil.
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