A PRODUÇÃO DA PESQUISA HISTÓRICA EM EDUCAÇÃO COM INTELECTUAIS: O CASO DA BIBLIOGRAFIA DE CARNEIRO LEÃO NA REFORMA DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (1930-1934)
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7240Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutoramento em educação, desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculada à área de conhecimento de história da educação pública e intelectuais do grupo de estudos e pesquisa de história da educação, intelectuais e instituições escolares (GEPHEIINSE), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Gomes Machado e Prof.ª Dr.ª Analete Regina Schelbauer. Com o objetivo de analisar a reforma do ensino de língua estrangeira moderna no ensino secundário no Colégio D. Pedro II, entre os anos de 1930-1934, focalizamos os aspectos relativos aos autores, à produção e à disseminação de pesquisas relacionadas acerca das ações educacionais do professor e intelectual brasileiro Antônio Carneiro Leão para pesquisas desenvolvidas na área da história da educação. Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, elaboramos o documento Bibliografia de e sobre Carneiro Leão: um instrumento de pesquisa, normalizado pelas normas da
ABNT NBR 6023/2002 para catalogação das referências desse intelectual brasileiro. Este documento possibilitou ao pesquisador constatar que Carneiro Leão foi favorável a uma reforma que contemplasse um estudo de forma ativa, viva e dinâmica, possibilitando o engajamento no ideário de uma escola ativa. Com isso, Carneiro Leão inaugurou uma nova identidade ao estudo das línguas, garantindo um ensino contundentemente prático, isto é, útil, sem desvincular o caráter de promotor das humanidades aos homens que necessitavam de uma formação para os meios de produção do comércio e da indústria no país.
Palavras-chave: Carneiro Leão. Educação das línguas estrangeiras. História da
educação.
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