A PRODUÇÃO DA PESQUISA HISTÓRICA EM EDUCAÇÃO COM INTELECTUAIS: O CASO DA BIBLIOGRAFIA DE CARNEIRO LEÃO NA REFORMA DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (1930-1934)

Autores

  • Jonathas de Paula Chaguri Universidade Estadual do Paraná
  • Maria Cristina Gomes Machado Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7240

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de doutoramento em educação, desenvolvido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vinculada à área de conhecimento de história da educação pública e intelectuais do grupo de estudos e pesquisa de história da educação, intelectuais e instituições escolares (GEPHEIINSE), coordenado pela Prof.ª Dr.ª Maria Cristina Gomes Machado e Prof.ª Dr.ª Analete Regina Schelbauer. Com o objetivo de analisar a reforma do ensino de língua estrangeira moderna no ensino secundário no Colégio D. Pedro II, entre os anos de 1930-1934, focalizamos os aspectos relativos aos autores, à produção e à disseminação de pesquisas relacionadas acerca das ações educacionais do professor e intelectual brasileiro Antônio Carneiro Leão para pesquisas desenvolvidas na área da história da educação. Por meio de uma pesquisa documental e bibliográfica, elaboramos o documento Bibliografia de e sobre Carneiro Leão: um instrumento de pesquisa, normalizado pelas normas da
ABNT NBR 6023/2002 para catalogação das referências desse intelectual brasileiro. Este documento possibilitou ao pesquisador constatar que Carneiro Leão foi favorável a uma reforma que contemplasse um estudo de forma ativa, viva e dinâmica, possibilitando o engajamento no ideário de uma escola ativa. Com isso, Carneiro Leão inaugurou uma nova identidade ao estudo das línguas, garantindo um ensino contundentemente prático, isto é, útil, sem desvincular o caráter de promotor das humanidades aos homens que necessitavam de uma formação para os meios de produção do comércio e da indústria no país.

Palavras-chave: Carneiro Leão. Educação das línguas estrangeiras. História da
educação.

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Biografia do Autor

Jonathas de Paula Chaguri, Universidade Estadual do Paraná

Jonathas de Paula Chaguri é doutor em Educação
pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.
Professor da Universidade Estadual do Paraná -
UNESPAR, Campus de Paranavaí. Departamento de
Letras na área de Língua Inglesa. Tem experiência na
área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeira
Moderna. Atua nas áreas de políticas linguísticas,
políticas públicas, ensino-aprendizagem de línguas
estrangeiras e historiografia do ensino de línguas
estrangeiras modernas.

Maria Cristina Gomes Machado, Universidade Estadual de Maringá

Maria Cristina Gomes Machado é graduada em
Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá
(UEM), Mestra em Fundamentos da Educação pela
Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Doutora
em Filosofia e História da Educação pela Universidade
Estadual de Campinas, curso concluído
em 1999. Realizou estágio de pós-doutorado na
Universidade Federal de Minas Gerais na área de
Educação. Atualmente é Professora Titular da Universidade
Estadual de Maringá (UEM) onde trabalha
desde 1990 e atua no Programa de Pós-Graduação
em Educação - Mestrado e Doutorado desta instituição
desde 2001. É associada da ANPED (2000) e
SBHE (2000). Foi premiada no Concurso Nacional
de Ensaio do Ministério da Cultura, da Fundação
Nestlé de Cultura e Fundação Casa Rui Barbosa em
1999. Participa como líder no Grupo de Pesquisas e
Estudos História da Educação, Intelectuais e Instituições
Escolares (GEPHEIINSE) cadastrado no Diretório
de Grupos de Pesquisa do CNPq, bem como
participa desde 1995 do Grupo de Estudos Sociedade,
História e Educação no Brasil (HISTEDBR).
Atua nas seguintes áreas: Educação, História da Educação,
Intelectuais, Instituições Escolares, Fontes e
Fundamentos, Educação Pública, entre outras.

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Publicado

2017-09-10

Como Citar

Chaguri, J. de P., & Machado, M. C. G. (2017). A PRODUÇÃO DA PESQUISA HISTÓRICA EM EDUCAÇÃO COM INTELECTUAIS: O CASO DA BIBLIOGRAFIA DE CARNEIRO LEÃO NA REFORMA DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (1930-1934). Revista De Estudos De Cultura, (8), 47–60. https://doi.org/10.32748/revec.v0i8.7240