Ludicidade, Memória, e Aprendizagem
tempo de decomposição dos resíduos sólidos no interflúvio
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15489Palavras-chave:
Gamificação, Cognitivismo, Ensino das Ciências AmbientaisResumo
A finalidade deste trabalho foi construir uma atividade lúdica (jogo de memória) para potencialização da práxis ambiental da redução da pegada ecológica (redução da produção de resíduos sólidos domésticos per capita). O procedimento metodológico se inicia com a construção do Jogo de Memória, a qual se chama “Se Liga no Tempo”. O Jogo foi roteirizado com imagens coletadas em sites de disponibilização de imagens gratuitas e com a digitalização e hospedagem virtual por uma consultoria midiática. As principais conclusões foram: (i) o jogo foi construído e consolidado com sucesso; (ii) a performance dos jogadores e a construção do conhecimento foi potencializada a partir do jogo construído; (iii) os professores da educação básica validaram o jogo com um objeto educacional; e, após a atividade lúdica, os jogadores efetivaram a práxis ambiental, a reduzir a produção de resíduos sólidos domésticos per capita.
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