Ludicidade, Memória, e Aprendizagem

tempo de decomposição dos resíduos sólidos no interflúvio

Autores

  • Adriana de Arruda Franco Secretaria de Educação de Pernambuco
  • Otacilio Antunes Santana Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-4294-1226

DOI:

https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15489

Palavras-chave:

Gamificação, Cognitivismo, Ensino das Ciências Ambientais

Resumo

A finalidade deste trabalho foi construir uma atividade lúdica (jogo de memória) para potencialização da práxis ambiental da redução da pegada ecológica (redução da produção de resíduos sólidos domésticos per capita). O procedimento metodológico se inicia com a construção do Jogo de Memória, a qual se chama “Se Liga no Tempo”. O Jogo foi roteirizado com imagens coletadas em sites de disponibilização de imagens gratuitas e com a digitalização e hospedagem virtual por uma consultoria midiática. As principais conclusões foram: (i) o jogo foi construído e consolidado com sucesso; (ii) a performance dos jogadores e a construção do conhecimento foi potencializada a partir do jogo construído; (iii) os professores da educação básica validaram o jogo com um objeto educacional; e, após a atividade lúdica, os jogadores efetivaram a práxis ambiental, a reduzir a produção de resíduos sólidos domésticos per capita.

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Biografia do Autor

Adriana de Arruda Franco, Secretaria de Educação de Pernambuco

Licenciada em Biologia (Fundação de Ensino Superior de Olinda)

Mestra em Ensino das Ciências Ambientais (Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB)

Coordenadora Pedagógica (Secretaria de Educação de Pernambuco)

Otacilio Antunes Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado e Bacharel em Biologia (Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO)

Mestre e Doutor em Ciências Florestais (Universidade de Brasília)

Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

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Publicado

24.05.2021

Como Citar

de Arruda Franco, A., & Antunes Santana, O. (2021). Ludicidade, Memória, e Aprendizagem: tempo de decomposição dos resíduos sólidos no interflúvio. Revista Sergipana De Educação Ambiental, 8(Especial), 1–14. https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15489

Edição

Seção

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental