v. 8 n. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental

					Visualizar v. 8 n. Especial (2021): Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental

O dossiê Rio,  Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais, Associada da Universidade Federal de Sergipe, objetiva reunir resultados de pesquisas realizadas por docentes e mestrandos(as) e/ou mestres da Rede Nacional do PROFCIAMB, com trabalhos científicos desenvolvidos no campo da Educação Ambiental, nas mais diversas realidades do Brasil. Nesse sentido, poderão participar deste dossiê: Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Brasília (UNB); e Universidade  Estadual de Maringá (UEM).

Comissão organizadora:
Sindiany Suelen Caduda dos Santos
Maria do Socorro Ferreira da Silva
Anézia Maria Fonsêca Barbosa
(Professoras do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino de Ciências Ambientais - Associada da Universidade Federal de Sergipe/UFS)

Publicado: 30.05.2021

Expediente

  • Expediente

    Profa. Dra. Aline Lima de Oliveira Nepomuceno; Andressa da Silva
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15793

Editorial

  • Editorial Dossiê Rio, Mar, Escola e Comunidade pesquisas e práticas em Educação Ambiental

    Anézia Maria Fonsêca Barbosa, Sindiany Suelen Caduda dos Santos, Maria do Socorro Ferreira da Silva
    1-6
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15759

Prefácio

  • Prefácio Dossiê Rio, Mar, Escola e Comunidade pesquisas e práticas em Educação Ambiental

    Juliano José Corbi
    1-3
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15758

Sumário

  • Sumário

    Profa. Dra. Aline Lima de Oliveira Nepomuceno; Andressa da Silva
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15794

Rio, Mar, Escola e Comunidade: pesquisas e práticas em Educação Ambiental

  • Educação Ambiental e o Rio de Água Boa experiência didática em Igatu, Chapada Diamantina-Bahia

    Mel Loureiro, Marjorie Nolasco, Joselisa Maria Chaves
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15608
  • Um estudo do consumo de água no ambiente escolar e propostas de intervenções artísticas, para uma sensibilização lúdica

    Taise Bomfim de Jesus, Alessandro Oliveira Andrade, Carlos Eduardo Veiga de Carvalho
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15621
  • Entre práticas, memórias e grafias ambientais os anjos do rio e o espaço do corpo hídrico.

    Felipe da Fonseca Souza, Adriana Alves, Núbia Dias dos Santos
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15586
  • Ludicidade, Memória, e Aprendizagem tempo de decomposição dos resíduos sólidos no interflúvio

    Adriana de Arruda Franco, Otacilio Antunes Santana
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15489
  • Água, conhecimento e ação local cartilha como instrumento de aprendizagem

    Maciara Gomes Leite da Silva , Valéria Sandra de Oliveira Costa
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15514
  • Sujeitos ecológicos e educação ambiental um olhar para a Comunidade Santa Cruz, no território quilombola Brejão dos Negros, Sergipe

    Marcio Eric Figueira dos Santos, Anézia Maria Fonseca Barbosa, Márcia Eliane Silva Carvalho
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15605
  • Pesquisa ação e aprendizagem significativa diálogos para apropriação de saberes na Educação do Campo

    Claudemira Vieira Gusmão Lopes, Edinalva Oliveira, Carlos Augusto dos Santos Faias Junior
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15563
  • As práticas em educação ambiental nas escolas do campo em comunidades insulares

    Helena Midori Kashiwagi, Luciane Godoy Bonafini
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15591
  • Ensino híbrido na escola e no manguezal modelo de rotação por estações para estudo dos impactos socioambientais nos manguezais em Aracaju-se

    Sílvia Nascimento Gois Lima, Sindiany Suelen Caduda dos Santos, Maria do Socorro Ferreira da Silva
    1-21
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15607
  • A Educação Ambiental e a implantação de horta escolar uma experiência a partir da ludicidade em Salvador, Bahia

    Renata da Silva Souza, Willian Moura de Aguiar, Gilberto Marcos Mendonça Santos
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15631
  • TRILHAPA aplicativo de informação e formação para Educação Básica sobre a Área de Proteção Ambiental de Santa Cruz/PE

    Barbara Alves de Sousa, Otacilio Antunes Santana
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15627