Sujeitos ecológicos e educação ambiental
um olhar para a Comunidade Santa Cruz, no território quilombola Brejão dos Negros, Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15605Palavras-chave:
Sujeito Ecológico, Educação Ambiental, Estratégias de Resiliência, Práticas sustentáveisResumo
O artigo apresenta uma discussão acerca da formação do sujeito ecológico e a condição de desenvolvimento de práticas sustentáveis do espaço que vivem os moradores da comunidade Santa Cruz em Brejão dos Negros, território quilombola localizado em Brejo Grande (SE). O objetivo proposto é discorrer sobre o papel do sujeito ecológico a partir do diagnóstico socioambiental e produtivo da comunidade Santa Cruz. A metodologia utilizada foi dividida em três etapas, sendo a primeira de compilação de dados secundários e bibliográficos, a segunda levantamento de dados primários, os quais foram adquiridos a partir de trabalho de campo e a terceira etapa fazer análise e tratamento dos dados em gabinete. Conclui-se que a população local, faz uso de forma sustentável dos espaços locais, na medida em que, procuram viabilizar todas as atividades econômicas realizadas na comunidade como meio de manutenção dos espaços naturais no processo de reprodução da vida e do capital
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