Educação Ambiental e o Rio de Água Boa
experiência didática em Igatu, Chapada Diamantina-Bahia
DOI:
https://doi.org/10.47401/revisea.v8iEspecial.15608Palavras-chave:
Hidrogeologia. Aquíferos. Memória de velhos garimpeiros. Ciências Ambientais.Resumo
Este artigo apresenta diálogos intergeracionais escola - comunidade garimpeira, responsável pela modificação no padrão hídrico regional, para gerar informação de recuperação superficial e subterrânea das nascentes do Rio Paraguaçu, na Chapada Diamantina. A metodologia tem como pressupostos pilares da inter/transdisciplinaridade e da pedagogia Freiriana, observando artesanatos típicos que reproduzem cenários locais em escala reduzida, as casinhas de pedra. Tendo esta tradição como partida, foi construída maquete representativa das “frinchas” garimpeiras, ou fraturas abertas antropocênicas, utilizando a “rocha matriz” de Igatu, em co-produção e parceria com artesãos locais, enquanto dialogava-se sobre as águas atuais e seus padrões no passado. O resultado da pesquisa gerou modelo didático para ensino - aprendizagem sobre aquíferos, envolvendo a comunidade escolar com seus antepassados, antigos garimpeiros da região, aliando saberes e meio ambiente, e usando a história ambiental como chave para recuperação de água boa, significado da palavra Igatu.
Downloads
Referências
Colegio Estadual Horacio de Mattos - CEHM. Mucugê. BA, Brasil
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0277-0119
Marjorie Cseko Nolasco mcn@uefs.br
Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, BA, Brasil
Orcid: http://orcid.org/0000-0002-6085-1558
Joselisa Maria Chaves – joselisa@uefs.br –
Universidade Estadual de Feira de Santana. Feira de Santana, BA, Brasil
Orcid: http://orcid.org/0000-0003-3627-8074
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).